Epirbs, Segurança, GMDSS, AIS

SOLUÇÕES NAUTEL PARA O CUMPRIMENTO DE GMDSS EM EMBARCAÇÕES DE RECREIO (Palamenta)

Sucintamente, as embarcações de recreio em Portugal dividem-se em 5 categorias, quanto à sua área de navegação.

 

CLASSE 5

Embarcações para Navegação em Águas Abrigadas, concebidas e adequadas para navegar em zonas de fraca agitação marítima, junto á costa e em águas interiores, nelas se incluem as motos de água e embarcações de comprimento inferior a 5m (considera-se geralmente a zona correspondente a 3 milhas de um porto).

CLASSE 4

Embarcações para Navegação Costeira Restrita, concebidas e adequadas para navegação costeira, até uma distância não superior a 20 milhas de um porto de abrigo e 6 milhas da costa.

CLASSE 3

Embarcações para Navegação Costeira, concebidas e adequadas para navegação costeira, até uma distância não superior a 60 milhas de um porto de abrigo e 25 milhas da costa.

CLASSE 2

Embarcações para Navegação ao Largo, concebidas e adequadas para navegar ao largo, até 200 milhas de um porto de abrigo.

CLASSE 1

Embarcações para Navegação Oceânica, concebidas e adequadas para navegar sem limite de área.

A cada classe corresponde um tipo de obrigatoriedade de palamenta de segurança, em que parte é composta por equipamentos de matriz eletrónica.

Os requisitos obrigatórios mínimos para cada uma das classes podem ser satisfeitos com os seguintes tipos de equipamento :

CLASSE 5

Nenhuma obrigatoriedade. Recomenda-se no entanto o uso de pelo menos um radiotelefone portátil de VHF, com os seus normais 54 canais internacionais

CLASSE 4

Obrigatoriedade apenas de um radiotelefone de VHF fixo, com DSC Classe D (Chamada Seletiva Digital, para uso do botão de emergência)

CLASSE 3

Obrigatoriedade do Radiotelefone de VHF fixo com DSC Classe D, e de uma EPIRB 406/121,5MHz (Radiobaliza de Localização de Sinistros, portátil ou fixa).

As baterias das EPIRB’s têm prazo de validade.

Terão que ser substituídas (em empresas certificadas) caso o prazo tenha expirado, ou após situação de terem sido usadas numa emergência.

CLASSE 4 e 5:

Obrigatoriedade dos equipamentos da Classe 3, mais um Receptor de Navtex e um Radiotelefone portátil de VHF de Emergência GMDSS (diferentes do vulgar radiotelefone portátil de VHF, sendo que têm que ter uma bateria normalmente de cor amarela ou laranja, e não recarregável, e com selo que só se pode quebrar em situação de necessidade de uso). As baterias têm também um prazo de validade ao fim do qual, usadas ou não, terão que ser substituídas. Também terão que ser substituídas em caso de uso antes do fim do prazo de validade.

A solução proposta pela Nautel para este tipo de rádio permite uma flexibilidade particular: O rádio pode ser adquirido numa configuração de dupla bateria, uma convencional recarregável mais o seu carregador, e a outra, a de emergência, só para ser colocada no rádio nessas alturas, ou na ocasiões das inspeções pelas autoridades.

Classes 1 e 2

Navtex: Nasa Target Pro Plus ou Nasa Clipper Navtex

Radiotelefone portátil de VHF de emergência: ENTEL HT649
EPIRB: Uma dos vários modelos da marca GME
Radiotelefone de VHF fixo com DSC Classe D

A Nautel tem o prazer de anunciar ter sido nomeada a distribuidora oficial para Portugal da marca/fabricante em-trak – Sistemas AIS.

A em-trak tem-se destacado na comercialização de equipamentos com a especialização particular, neste caso na área do AIS (Automatic Identification System) e a Telemática.

A gama compõe-se de recetores AIS, AIS Classe B e AIS Classe A e repartidores de antena, para que estes aparelhos partilhem a antena de VHF que normalmente as embarcações já têm por causa do seu radiotelefone.

Novos Transcetores AIS Classe B, série B900

Os novos transcetores de AIS B 900 vêm substituir os modelos B100 e B330, trazendo novas características e funcionalidades que melhoram ainda mais estes sistemas de AIS.

 

Características comuns em todos os modelos:

  • Certificado AIS classe B – 2W CSTDMA / 5W SOTDMA
  • Recetor de GPS de última geração e antena incorporada (built-in)
  • Corpo reforçado e à prova de água (IPX6 e IPX7)
  • Pequeno e leve. Baixo consumo de energia
  • Ligação NMEA0183 e NMEA2000
  • Suporte com sistema FLEXI-FIT™
  • Opções de conectividade WiFi, Bluetooth e USB
  • 3 anos de Garantia
Previna-se de tempestades

Uma informação meteorológica fiável é fundamental para os navegadores. Ao planearem uma viagem a capacidade de predizer o tempo é essencial. A alteração da pressão barométrica e a velocidade do vento pode ser um indicador inestimável das condições atmosféricas eminentes.

Muitos marinheiros confiam em barómetros domésticos de baixo custo, mas que são bastaste inexactos e têm baixa resolução. Existem ainda vários equipamentos com gravação em papel, mas são bastante delicados, de difícil utilização e de pouca confiança pois o papel encrava devido à humidade.

A Nasa propõe o MeteoMan que supera todos esses problemas. Ele proporciona mais de cinco dias de informação relativa a pressão barométrica e velocidade de vento que será gravada em memória sem necessidade de rolos de papel. É de fácil utilização, rigoroso, fiável e de baixo consumo. Para proporcionar a previsão de futuras tendências a unidade também dispõe de um barógrafo e de um anemógrafo que regista a pressão barométrica e a velocidade de vento dos sete anteriores dias. Além das funções meteorológicas a unidade inclui um cronómetro marítimo, um cronómetro de contagem regressiva, um visor com indicação da temperatura interna e da voltagem de bateria. O Meteoman pode ser usado com um Sensor de Vento NMEA, opcional, que informa a direcção e a velocidade do vento, assim como a temperatura externa. O Meteoman fornece informação meteorológica fiável ao navegador. O monitor principal mostra a velocidade e a direcção do vento, a temperatura ambiente e a pressão barométrica. O MeteoMan pode ser ligado a um instrumento de Vento, com saída NMEA, de onde adquirirá informação de velocidade/direcção do vento. O Sensor de Vento NMEA, opcional, é fornecido com um suporte e 20 metros de cabo.
Informação Técnica
Pressão atmosférica 850 a 1100 mb (ajuste do utilizador para compensar a altitude Tendência de pressão Variação da pressão durante as 24 horas prévias, em milibares por hora.

Historial de pressão

De 1 950 a 1050mb
De 2 980 a 1030mb com resolução de 0.5mb

Horas de gravação
0 a 120 horas
0 a 60 horas
0 a 30 horas

Velocidade do vento
(quando ligado a um sensor de vento NMEA)
Máxima velocidade 100Knots

Historial de vento 1 a 100 Knots 2 a 50 Knots 3 a 25 Knots

Direcção do Vento

(quando ligado a um sensor de vento NMEA)
0 a 360 horas (em modo relativo)
Porto 180 graus para estibordo 180 graus (em modo náutico)

Visualizável em formato digital e analógico. Resolução de 1 grau

Relógio em tempo real

Formato de 12 e 24 horas
Contagem regressiva de 10 e 5 cinco minutos
Paragem do relógio com temporizador

Temperatura

Temperatura exterior
(quando ligado a um sensor de vento NMEA)
Temperatura interior
Resolução de 1 grau centigrado

Bateria

9.0 Até 15 volts
A voltagem é visualizada no monitor com uma resolução de 0.1 volts

Corrente

Corrente para funcionamento 100mA
(quando ligado a um sensor de vento NMEA)
Corrente para funcionamento 150mA
(quando tem iluminação de fundo)
Corrente em standby – menos de 10mA

Dimensões

Largura – 150mm
Altura – 112mm
Profundidade – 42mm

Equipamentos relacionados
Sinta-se seguro com o Indicador de Homem à Água (MOBi)
A fim de substituir o tradicional modo de detecção de homem ao mar, através do uso exclusivo de vigias, surgiu o MOBi, um receptor-transmissor seguro, um sistema à prova de falhas. Consiste numa unidade base completada por receptores-transmissores activos que se colocam nos elementos da tripulação ou em equipamentos valiosos para serem facilmente detectáveis em situação de queda ao mar. Quando em funcionamento, a estação MOBi da Nasa interroga sequencialmente cada receptor-transmissor, que de seguida transmite a sua posição. No caso de um membro da tripulação cair ao mar, a quebra de sinal na unidade base, dará origem a um alarme altamente audível. Para ajudar a identificação do membro de tripulação ausente a estação visualiza constantemente os nomes de toda a tripulação actualmente presente, o nível de sinal do seu receptor-transmissor e a sua posição actual. São necessárias três pilhas AAA para cada receptor-transmissor com durabilidade de várias semanas em uso contínuo. Se a estação estiver desligada os receptores-transmissores ficarão inactivos e manter-se-ão operacionais por longos anos.

Especificações Técnicas

• Tecnologia de receptor-transmissor à prova de falhas
• Código de identificação
• Monitor de alto contraste
• Consumo normal 50mA em 12V mais 50mA em caso de iluminação no monitor
• Completo com 3 sensores MOBi e pilhas
• Os sensores são à prova de água e utilizam pilhas AAA
• Dimensões do monitor: 150x112x42mm
• Peso do sensor: 100 gramas
• Dimensões do sensor: 77x47x38mm com suporte para cinto

Como evitar incêndios a bordo causados pelo Gasóleo
O gasóleo liquefeito (LPG) é uma fonte inestimável de energia em muitas embarcações. Deve ser no entanto utilizado com grande cuidado. No seu estado gasoso é mais pesado do que o ar pelo que ficará num nível inferior dentro do barco. Qualquer fuga de gás, qualquer derramamento de líquido, pode acumular-se no porão e, incapaz de escapar, pode atingir proporções explosivas. O detector de gás da Nasa avisa se o nível de LPG estiver 10% acima do limite mais baixo de explosão (LEL), avisando adequadamente da necessidade de ventilar a área antes que uma situação perigosa ocorra. O sistema é composto por um monitor montado na cabine e por um sensor remoto. O monitor emite um aviso visual e audível se os níveis de gás no sensor estiverem acima de 10 % e avisarão também em caso de falta de condições como por exemplo cabos danificados, etc. Existe também um sistema externo para dirigir os dispositivos exteriores. O elemento sensor é fornecido com um cabo de 5 metros e tem um botão de teste para testar o sistema através do gás. O elemento sensor é facilmente substituível pelo utilizador em caso de contaminação.

Especificações Técnicas:

• Voltagem de 9 a 15 volts
• Baixo consumo (normalmente 30mA)
• Sistema seguro de aviso ao utilizador de falhas no sistema
• Monitor com informação contínua
• Saída para ligação a equipamentos externos
• Dimensões: 134x70x28 mm
• Os LEDs mostram continuamente a situação do sistema
• Dois tons de alarme são activados quando o nível de gás estiver 10% acima do limite mais baixo de explosão