SOLUÇÕES NAUTEL PARA O CUMPRIMENTO DE GMDSS EM EMBARCAÇÕES DE RECREIO (Palamenta)
Sucintamente, as embarcações de recreio em Portugal dividem-se em 5 categorias, quanto à sua área de navegação.
CLASSE 5
Embarcações para Navegação em Águas Abrigadas, concebidas e adequadas para navegar em zonas de fraca agitação marítima, junto á costa e em águas interiores, nelas se incluem as motos de água e embarcações de comprimento inferior a 5m (considera-se geralmente a zona correspondente a 3 milhas de um porto).
CLASSE 4
Embarcações para Navegação Costeira Restrita, concebidas e adequadas para navegação costeira, até uma distância não superior a 20 milhas de um porto de abrigo e 6 milhas da costa.
CLASSE 3
Embarcações para Navegação Costeira, concebidas e adequadas para navegação costeira, até uma distância não superior a 60 milhas de um porto de abrigo e 25 milhas da costa.
CLASSE 2
Embarcações para Navegação ao Largo, concebidas e adequadas para navegar ao largo, até 200 milhas de um porto de abrigo.
CLASSE 1
Embarcações para Navegação Oceânica, concebidas e adequadas para navegar sem limite de área.
A cada classe corresponde um tipo de obrigatoriedade de palamenta de segurança, em que parte é composta por equipamentos de matriz eletrónica.
Os requisitos obrigatórios mínimos para cada uma das classes podem ser satisfeitos com os seguintes tipos de equipamento :
CLASSE 5
Nenhuma obrigatoriedade. Recomenda-se no entanto o uso de pelo menos um radiotelefone portátil de VHF, com os seus normais 54 canais internacionais
CLASSE 4
Obrigatoriedade apenas de um radiotelefone de VHF fixo, com DSC Classe D (Chamada Seletiva Digital, para uso do botão de emergência)
CLASSE 3
Obrigatoriedade do Radiotelefone de VHF fixo com DSC Classe D, e de uma EPIRB 406/121,5MHz (Radiobaliza de Localização de Sinistros, portátil ou fixa).
As baterias das EPIRB’s têm prazo de validade.
Terão que ser substituídas (em empresas certificadas) caso o prazo tenha expirado, ou após situação de terem sido usadas numa emergência.
CLASSE 4 e 5:
Obrigatoriedade dos equipamentos da Classe 3, mais um Receptor de Navtex e um Radiotelefone portátil de VHF de Emergência GMDSS (diferentes do vulgar radiotelefone portátil de VHF, sendo que têm que ter uma bateria normalmente de cor amarela ou laranja, e não recarregável, e com selo que só se pode quebrar em situação de necessidade de uso). As baterias têm também um prazo de validade ao fim do qual, usadas ou não, terão que ser substituídas. Também terão que ser substituídas em caso de uso antes do fim do prazo de validade.
A solução proposta pela Nautel para este tipo de rádio permite uma flexibilidade particular: O rádio pode ser adquirido numa configuração de dupla bateria, uma convencional recarregável mais o seu carregador, e a outra, a de emergência, só para ser colocada no rádio nessas alturas, ou na ocasiões das inspeções pelas autoridades.
A Nautel tem o prazer de anunciar ter sido nomeada a distribuidora oficial para Portugal da marca/fabricante em-trak – Sistemas AIS.
A em-trak tem-se destacado na comercialização de equipamentos com a especialização particular, neste caso na área do AIS (Automatic Identification System) e a Telemática.
A gama compõe-se de recetores AIS, AIS Classe B e AIS Classe A e repartidores de antena, para que estes aparelhos partilhem a antena de VHF que normalmente as embarcações já têm por causa do seu radiotelefone.
Os novos transcetores de AIS B 900 vêm substituir os modelos B100 e B330, trazendo novas características e funcionalidades que melhoram ainda mais estes sistemas de AIS.
Características comuns em todos os modelos:
Uma informação meteorológica fiável é fundamental para os navegadores. Ao planearem uma viagem a capacidade de predizer o tempo é essencial. A alteração da pressão barométrica e a velocidade do vento pode ser um indicador inestimável das condições atmosféricas eminentes.
Muitos marinheiros confiam em barómetros domésticos de baixo custo, mas que são bastaste inexactos e têm baixa resolução. Existem ainda vários equipamentos com gravação em papel, mas são bastante delicados, de difícil utilização e de pouca confiança pois o papel encrava devido à humidade.
Historial de pressão
De 1 950 a 1050mb
De 2 980 a 1030mb com resolução de 0.5mb
Horas de gravação
0 a 120 horas
0 a 60 horas
0 a 30 horas
Velocidade do vento
(quando ligado a um sensor de vento NMEA)
Máxima velocidade 100Knots
Direcção do Vento
(quando ligado a um sensor de vento NMEA)
0 a 360 horas (em modo relativo)
Porto 180 graus para estibordo 180 graus (em modo náutico)
Visualizável em formato digital e analógico. Resolução de 1 grau
Relógio em tempo real
Formato de 12 e 24 horas
Contagem regressiva de 10 e 5 cinco minutos
Paragem do relógio com temporizador
Temperatura
Temperatura exterior
(quando ligado a um sensor de vento NMEA)
Temperatura interior
Resolução de 1 grau centigrado
Bateria
9.0 Até 15 volts
A voltagem é visualizada no monitor com uma resolução de 0.1 volts
Corrente
Corrente para funcionamento 100mA
(quando ligado a um sensor de vento NMEA)
Corrente para funcionamento 150mA
(quando tem iluminação de fundo)
Corrente em standby – menos de 10mA
Dimensões
Largura – 150mm
Altura – 112mm
Profundidade – 42mm
Especificações Técnicas
• Tecnologia de receptor-transmissor à prova de falhas
• Código de identificação
• Monitor de alto contraste
• Consumo normal 50mA em 12V mais 50mA em caso de iluminação no monitor
• Completo com 3 sensores MOBi e pilhas
• Os sensores são à prova de água e utilizam pilhas AAA
• Dimensões do monitor: 150x112x42mm
• Peso do sensor: 100 gramas
• Dimensões do sensor: 77x47x38mm com suporte para cinto
Especificações Técnicas:
• Voltagem de 9 a 15 volts
• Baixo consumo (normalmente 30mA)
• Sistema seguro de aviso ao utilizador de falhas no sistema
• Monitor com informação contínua
• Saída para ligação a equipamentos externos
• Dimensões: 134x70x28 mm
• Os LEDs mostram continuamente a situação do sistema
• Dois tons de alarme são activados quando o nível de gás estiver 10% acima do limite mais baixo de explosão
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