Pilotos automáticos

NOVIDADE!

Furuno  –  NAVpilot-1000

A Furuno apresenta o novo piloto automático

NAVpilot-1000: controlo total de navegação

 

Temos o prazer de apresentar o novo piloto automático NAVpilot-1000, o primeiro da gama FURUNO a ser aprovado como HCS (Heading Control System).

Recursos e benefícios do NAVpilot-1000:

 

Homologação e certificações:

Este novo piloto automático tem certificação Wheelmark e está em conformidade com os regulamentos da IMO. Está certificado para ser instalado em todos os navios até 100 m que exijam sistema de controlo de rumo (HCS HeadingControl System), incluindo navios SOLAS com menos de 10.000 GT. O NAVpilot-1000 possui dois modos: IMO e Não IMO dependendo dos tipos de pilotagem ou requisitos operacionais.

 

Unidade de controlo LCD a cores de 5,7 polegadas:

O ecrã oferece excelente contraste e visibilidade, tanto de frente quanto de diferentes ângulos. As grandes teclas retro iluminadas garantem uma utilização fácil e intuitiva.

 

Simples e intuitiva operação para o utilizador:

O botão de controlo robusto torna a interação com o sistema simples e direta, mesmo em condições marítimas difíceis.

Conectividade versátil:

A unidade do processador inclui quatro portas NMEA0183, Ethernet (IEC61162-450) e NMEA2000 independentes de dupla velocidade, permitindo conexão flexível a sensores legados. As portas NMEA0183 também podem ser usadas para enviar informações de rumo e outros dados de navegação para monitores remotos, como o RD-50 ou FMD-3200 ECDIS. O NAVpilot-1000 pode ser conectado à série NavNet TZtouch via NMEA2000, permitindo ativar os modos AUTO e NAV diretamente do display multifuncional e ajustar o curso definido durante a navegação.

 

Compatibilidade:

Até três unidades de controlo Follow-Up completas podem ser conectadas a portas independentes no processador e os comprimentos dos cabos podem chegar a 50 metros. Além disso, para fácil adaptação, o NAVpilot-1000 é compatível com unidades de referência de leme Simrad, como o RF45X e o RF300.

 

Integração perfeita:

O RD-50 funciona muito bem com o NAVpilot-1000 e exibe tanto o ângulo do leme comandado quanto o ângulo real do leme. Os ECDIS FMD-3200 e FMD-3005 integram-se perfeitamente como NAVpilot-1000; O ECDIS produzirá os sinais NMEA0183 (RMB) necessários para habilitar as funções NAV no NAVpilot-1000, assim como o NAVpilot-1000 fornecerá saída para conexão e mini-conning ECDIS.

 

Preço de venda:

NAVpilot-1000

IMD034380AA

Piloto automático

PVP: 4.595€ + IVA

Piloto Automático 1440

A Nautel apresenta mais uma nova marca para seu portfolio de soluções.

A ComNav (Canadá) começou há 30 anos construindo reputação na conceção e fabrico de Pilotos Automáticos, originalmente para os setores de pesca comercial e barcos de trabalho.

Hoje em dia a gama estende-se desde a Náutica de Recreio à Marinha Mercante.

A Nautel começa por apresentar o 1440, piloto automático simples e económico para lanchas.

 

PVP: 1.967,48€+IVA=2.420,00€

 

Composição: unidade de comando (uso na mão ou no suporte), processador, unidade de referência de leme e sensor de rumo tipo

“fluxgate”.

O piloto pode também ser adaptado a direções mecânicas, com cremalheira. Contatar-nos para explicação da configuração.

Para complemento a sistemas hidráulicos, são as seguintes as bombas sugeridas:

N/Ref.
Descrição

S/IVA C/IVA
Bombas Hidráulicas:
OCTAFG0612

Bomba Hidráulica, Octopus 0,6 L, 12 VDC, para embarcações até aos 7m 3,8A 465,00 571,95
OCTAFG1012

Bomba Hidráulica, Octopus 1,2L, 12 VDC, para embarcações até aos 10 m. 5A 520,00 639,60
OCTAFG1612

Bomba Hidráulica, Octopus 1,6L, 12 VDC, para embarcações até 15m.6,6A 790,00 971,70
OCTAFG1624

Bomba Hidráulica, Octopus 1,6L, 24 VDC, para embarcações até aos 15m.6,6A 890,00 1.094,70
OCTO2012NPT
Bomba Hidráulica, Octopus 2L, 12 VDC cilindro de 200~460cc, para embarcações até aos 10m. 3~4amps.

940,00 1.156,20
OCTO2020NPT

Bomba Hidráulica, Octopus, 2L, 24VDC cilindro de 200~460cc, para embarcações até aos 10m.3~4Amps. 970,00 1.193,10

Mais sobre a ComNav :

A sua nova tecnologia de ponta abrirá caminho para a próxima geração de soluções de navegação abrangendo inteligência e preparando o terreno para a adoção de visualização 3D, realidade aumentada e tomada de decisões de inteligência artificial.

No nosso mundo atual, impulsionado pela automação e digitalização, juntamente com o aumento da conectividade a bordo, a ComNav está constantemente a transformar a experiência da navegação, sem comprometer a segurança.

Mais recentemente a especialização em navegação marítima permitiu à ComNav dominar novos elementos nos setores terrestres de terra, nos instrumentos de precisão (topografia) .

A linha de produtos é sofisticada, mas simples, com desempenho de precisão que possibilita um potencial infinito no comando para dominar o momento.

A gestão ambiental da ComNav para proteger a nossa água, ar e florestas está no centro do seu compromisso sincero.

As filosofias de design não só continuarão a economizar energia e combustível, mas também a conservar recursos preciosos para ajudar na próxima era do progresso humano.

Piloto Automático 1440
Este piloto automático apresenta como principal novidade uma unidade de comando remoto de mão, sem fios (CG-001)que permite governar a embarcação com um simples gesto: Carregar num botão, apontar ao rumo pretendido e já está…. Ao soltar o botão a embarcação navegará automaticamente ao dito rumo. O piloto incorpora adicionalmente as mesmas funcionalidades que os das séries profissionais da FURUNO. Exemplos : O modo SABIKITM, ideal para a pesca “jigging”, o software FANTUM FeedbackTM exclusivo da FURUNO que, para lá de simplificar a instalação em embarcações com motores fora de bordo, permitirá dispor de direção assistida. Ao todos, são os seguintes os modos de navegação e pesca : Modo Auto, Modo Auto Avançado, Modo NAV/Rota assim como o “FishHunterTM” e o anteriormente mencionado SABIKITM. A simplificação da instalação advém também do facto do sistema ser em rede NMEA2000. Também pode ser comandado via os Multifunções da FURUNO, GP-1871F e 1971F, assim como os TZtouch2.

Outras caraterísticas:

  • Pequena caixa processadora com estanquicidade IP55
  • Adaptável a barcos com motor fora de borda, motores interiores, ou tipo “sterndrive”
  • Compatível com VOLVO IPS, YAMAHA HelmMaster e YANMAR VC10
  • Sistema “Self-learning” de auto ajuste a várias condições de navegação, pelo estado do mar e vento

Composição base:

  • Comando de mão, unidade fixa de comando e apresentação, e processador.
  • Inúmeras instalações onde a opção unidade de referência de leme, não é precisa.
  • Se já houver a bordo alguma unidade de sensor de rumo compatível com NMEA2000, esta opção também já não será precisa.
  • Gama de bombas hidráulicas disponível na Nautel, para satisfazer qualquer requisito de instalação.

O piloto automático SC110

Um piloto automático deve fundamentalmente servir, para o fazer chegar ao seu destino pela forma mais rápida e menos complicada — e não mais…

Esse é o pensamento por trás de cada componente do sistema de piloto automático Humminbird ®. Elegante, e fácil de usar, o comando do SC110 serve como o rosto do seu sistema. Mas, nos bastidores, a alta velocidade do processador de rumos SCP 110, com a sua construção robusta, garante uma máxima estabilidade de rumo, e superior desempenho de pilotagem , tendo como uma das consequências a economia de combustível.

  • O piloto automático é também como se mais um tripulante a bordo existisse, fazendo descansar quem tem a seu cargo a tarefa da pilotagem, ou libertando-o para atividades de lazer ou pesca etc.
  • Nunca se desvie da sua rota com o controle preciso e comprovado desempenho do seu sistema de piloto automático Humminbird ®, perfeito para tanto embarcações a motor, ou veleiro, e ainda embarcações profissionais.
  • O piloto automático da Humminbird foi precisamente concebido a partir da abordagem às embarcações profissionais, de qualquer tamanho e baseia-se em equipamento testado no mercado desde há mais de 20 anos.
  • Com uma moldura fina, estilo negrito e a elegância sutil de retroiluminação de LED azul do ecrã, o SC 110 é um complemento perfeito para qualquer embarcação. Mas a verdadeira beleza é como o SC 110 é simples de operar.
  • Teclas ergonômicas e um botão rotativo de primeira classe fazem com que o comando do SC 110 se faça sem esforço. Apresentando gráficos ricos e um design arrojado, o SC 110 é projetado para complementar perfeitamente a sua embarcação.

Características mais relevantes:

  • Rumo Verdadeiro
  • Esta função usa a posição GPS e algoritmos internos de manutenção de rumo para compensar automaticamente abatimentos, desvios, correntes etc.
  • Modo de Vento
  • O Modo de vento fornece uma indicação gráfica para manter a sua navegação em função do vento usando a indicação de ângulo aparente e outras geradas pelo sistema de instrumentação do veleiro . Isso resulta em melhor direção em todas as condições de vento e mar. Use o gráfico de indicação de navegação à bolina para referência rápida.
  • Modo MultiSensor

 

O SC 110 integra totalmente as entradas do GPS, GiroGPS, rateGyro . Isso significa que com uma referência de posição mais estável a manutenção de curso é ainda mais perfeita.

  • Padrões pré-programados para curvar/manobrar
  • Concentre-se na captura de peixes, se for o caso da sua navegação — deixe seu piloto automático fazer de roda de leme. Escolha num menus padrões de manobras pré-programados especificamente para a pesca.
  • Controle ergonômico

Use instintivamente o comando do SC 110, fazendo ajustes de rumo sem esforço, com teclas intuitivas e o botão rotativo — uma novidade em pilotos nesta classe.

  • Display de LCD colorido

Desfrute de gráficos ricos e excelente legibilidade, dia ou noite e chova ou faça sol, com com o ecrã a côres de 3.5” do SC 110 .

Composição base:

  • Comando SC110, unidade de referência de lema FB30, processador de rumos SCP110, e sensor fluxgate.

Descrição dos componentes base e opcionais do sistema:

  • FB30 – Unidade de referência de leme
  • Unidade sensora do ângulo de leme (não usa escovas)
  • TC 110 – Joystick
  • Montagem embutida perto de assento de pilotagem , ou em um local remoto. O joystick opcional coloca o sistema de roda de leme na palma da sua mão.

 

Use este controle para orientar convenientemente o seu navio, de um local remoto, a bordo.

  • SCP 110 – Computador de rumos
  • Cérebro do piloto automático. Este poderoso processador de 32 bits usa algoritmos de controle para otimizar a circulação de leme, com base em dados recebidos de GPS, Gyro GPs etc.
  • Capaz de se interligar com sistemas de máquina de leme de elevada exigência de corrente elétrica, graças aos seu 30 A de débito máximo, muito superior aos equipamentos da sua gama, e tornando o piloto ideal também para grandes embarcações .

Desfrute de estabilidade máxima de curso com este dispositivo de alta velocidade que otimiza o movimento do leme.

Bomba Hidráulica

  • Para embarcações com sistema de direção hidráulica. Pela intercalação no circuito, permite ao piloto a perfeita comunhão com o sistema de direção.

FXC – Sensor Fluxgate

Os olhos do seu piloto automático na água. Este tipo de , a bússola de saturação mantém seu curso com base na referência de posição magnético.

Unidade de comando adicional SC

Adicione uma segunda unidade de controle para assumir o comando rápido e conveniente do piloto automático desde um flybridge, por exemplo.

Especificações

Ecrã a côres de 3,5” (8,9 cm), LCD TFT, com retroiluminação

Matriz de pixels do display QVGA : 320 x 240 . 65.000 cores.

Barramento de comunicação NMEA 0183

À prova d’água padrão IP 67

Alimentação 12-24V

KAP-866 Piloto Automático Profissional

  • Ecrã de 4,5″ momocromático com retroiluminação
  • Botão rotativo para operação mais intuitiva
  • Versão com Fluxgate ou sensor para agulha magnética KCS – 20 (escolher)
  • Diversos tipos de alarme.
  • Navegação em rota selecionada no GPS

Interfaces:

  • GPS por NMEA0183, APA, APB (baud rate: 4800) e GiroGPS
  • Sensor GPS/Fluxgate: NMEA0183HDT, HDG, ou HDM (baud rate:4800)
  • Instalação mais simples e económica por não haver o processador à parte.

Composição:

– Unidade de Control e processamento,

– Unidade de Referência de Leme KRF-36 e sensor KFG-28 (ou sensor de rumo em GPS/sensor magnético :Ref: KA-GXC-9A-10)

Opcional:

Indicador de ângulo de leme