O novo Recetor NAVTEX NX-900
Navegação em segurança, com uma interface de utilizador aprimorada para maior visibilidade e operabilidade.
O novo piloto automático
NAVpilot-1000: controlo total de navegação
Temos o prazer de apresentar o novo piloto automático NAVpilot-1000, o primeiro da gama FURUNO a ser aprovado como HCS (Heading Control System).
Modelos SCX-20 & SCX-21
Sensor de referência de rumo com alta precisão, mesmo nas situações mais extremas.
A utilização de quatro antenas GNSS separadas garantem a máxima capacidade de resposta e permitem que o SCX-20 e o SCX-21 estabeleçam um novo padrão de fiabilidade e precisão quando ligados a sondas de pesca, radares e plotters.
Precisão superior para todos os seus equipamentos
Tradicionalmente, um GiroGPS calcula um rumo com elevada precisão
usando uma linha (baseline) entre duas antenas especiais de GPS
Os SCX-20 e SCX-21 têm quatro antenas GNSS múltiplas instaladas num
formato compacto. Essas quatro antenas formam um total de seis“baselines”.
À medida que cada antena rastreia os sinais de satélite, a precisão do rumo é
conseguida usando as seis “baselines”.
Ao organizar esse número de “baselines”, o cálculo de rumo de cada linha
é complementado, permitindo um sinal de rumo exato, estável, e mais preciso.
O SCX-20 e SCX-21 aprimoram o desempenho de equipamentos como radar,
sondas de pesca, sonares, pilotos automáticos e plotters. Informações precisas
de rumo permitem que a embarcação mantenha um curso melhor, economizando tempo, combustível e dinheiro em todas as viagens; enquanto isso, os sensores de movimento incorporados forneceminformações precisas de “pitch/roll/heave” estabilizam a informação e exibição das sondas de pesca e sonares, permitindo uma apresentação precisa, mesmo nos mares mais agitados. Estas unidades podem complementar equipamentos FURUNO ou de outras marcas.
Ecos de radar e rastos dos alvos
Quando o SCX-20 ou SCX-21 está conectado ao seu radar são visíveis rastos de ecos com enorme precisão, ajudando a determinar o movimento da própria embarcação bem como o movimento de outras embarcações.
A precisão dos dados de velocidade e rumo garantem que os rastos dos ecos sejam exibidos com suavidade e fiabilidade, sem a aparência irregular e em zigue-zague comum nos GiroGPS com maior grau de desvio.
Sondas de pesca e sonares
Mesmo em mares agitados, a precisão da compensação de pitch, roll e heave do SCX-20 e SCX-21 permite que as sondas de pesca e sonares, mostrem uma apresentação clara, estável e inabalável de alvos e do fundo, sem as ondulações causadas pelas condições do mar.
SCX-20 e SCX-21
-Ideal para instalações com Navnet TZtouch MFD, NAVpilot-300 e WASSP*(*apenas o SCX-21).
– Fornece informação precisa de tempo, posição, rumo, pitch/roll/heave, velocidade de 3 eixos, temperatura e
pressão atmosférica.
– Precisão de rumo sem precedentes para radares, sonares e sistemas de navegação.
– Utiliza 4 antenas multi GNSS (GPS, QZSS, GLONASS, Galileo).
– 1.0 graus e 0.02 nós de precisão.
– Leve e compacto. A antena pesa apenas 1kg (SCX-20) e 1.2kg (SCX-21).
– Tempo de iniciação de 60 segundos (aproximado).
– Proteção ambiental IP56.
– Preço do equipamento: 1080,00€ + IVA = 1.328,40€
A FURUNO também lançou no mercado novos modelos de GiroGPS, que vêm substituir os bem conhecidos SC-50 e SC-110. Estes novos aparelhos, comercializados como SC-70 e SC-130, incorporam nas antenas, recetores de alta sensibilidade. Graças a estes novos recetores GNSS e ao avançado processamento de sinais , o novo SC-70 consegue posicionamentos precisos utilizando apenas 2 elementos de antena e garante a saída de rumo perfeito até em condições severas de mar ou com exposição insuficiente a satélites GNSS.
Esta nova série de sistemas dispõem de certificação “Type Approval” como THD (Transmitting Heading Device) o que permitirá a sua instalação em navios mercantes de pequeno tamanho como principal fonte de rumo (substituindo a girobússola tradicional). Por outro lado, dispõe de certificação “ Type Approval” como GPS, assim como ROTI (Rate of Turn Indicator) se junto com a unidade de ecrã, FURUNO RD-50.
Ambos os modelos se comercializam com uma unidade indicadora a côres, de 4,3”, e dispõem de diferentes modos de visualização : Rumo, Dados Nav, Relação de Giro e Velocidade. Dispõem igualmente de diferentes opções de interligação com terceiros Equipamentos, o que os converte em sistemas muito versáteis e adaptáveis a qualquer tipo de embarcação.
NOVAS SONDAS com CHIRP VERDADEIRO, FCV-800 e FCV600
As FCV-600 e FCV-800 combinam o poder do TruEcho CHIRP™ com uma série de tecnologias de identificação revolucionárias para distinguir claramente os peixes de outras estruturas, como o fundo do mar ou as rochas.
Para além de trabalharem com o tipo de transdutores convencionais da FURUNO (CW), operam igualmente no modo TrueCHIRP FCV-600: uma banda CHIRP, FCV-800: Dupla Banda CHIRP MF ou HF (maior claridade na imagem e mais definição nos ecos).
O Gráfico de sonda pode sobrepor à imagem superior derivada do CHIRP as funções: ACCU-FISH™ e Bottom Discrimination ACCU-FISH™ é apresentação aproximada do tamanho do peixe e “Bottom Discrimination”, indicação de fundo de rocha, areia, lama, gravilha Saída do sinal de dureza de fundo para uso com softwares como o TimeZero Pro V5 Controlo remoto via LAN (conectividade wireless): permitem ligação sem fios para visualização e controlo por parte de segunda estação Pós processamento do Ganho (GAIN): permite aplicar ao histórico (retrocedendo no tempo) um nível de ganho diferente. Potencia 600W – Sistema RezBoostTM – Filtro Digital Furuno – Alimentação 12/24VDC Possibilidade de leitura da temperatura superficial da água, velocidade, GPS via sensores opcionais Escalas até 1.200m/braças/pés. Nova palete de cores.
Tudo isto ajuda a que a pesca tenha mais eficiência do que nunca. A unidade vem sem transdutor e para cada objetivo de pesca, o utilizador escolhe a solução que mais lhe convém.
O que é o TruEcho CHIRP™: As sondas tradicionais transmitem um sinal composto por uma única frequência, enquanto as de CHIRP transmitem um sinal linear modulado em frequência, uma onda com uma frequência que aumenta com o tempo, que assim provoca diversos retornos e estes processados resulta em imagens com mais claridade e definição dos ecos. Assim as FCV-600 e o FCV-800 podem utilizar um transdutor de banda larga, AIRMAR, para transmitir através de um espectro de frequências, resultando em melhor resolução dos alvos. Com o TruEcho CHIRP™ da Furuno, irão ver-se maiores detalhes e separação de alvos para iscas, peixes de caça e estrutura.
Combinação CW (tradicional) e TruEcho CHIRP™ para recursos adicionais: Ao combinar CHIRP e transdutores CW tradicionais*, ir-se-ão ver ecos CHIRP nítidos no ecrã enquanto as funções ACCU-FISH™ e Bottom Discrimination do transdutor CW funcionam em segundo plano, sobrepondo informações importantes sobre os ecos do CHIRP. Poder-se-ão ver os alvos dos peixes, a avaliação do seu tamanho, a profundidade dos peixes e a composição do fundo.
Expansão de cores: Com a expansão da faixa de cores, a gama de ecos identificáveis é ampliada para que se possa separar intuitivamente os peixes de fundo do fundo do mar. Recifes, estruturas e peixes próximos ao fundo do mar são mostrados em cores ligeiramente separadas, tornando fácil distinguir rapidamente a estrutura dos peixes.
Especificações principais:
• FCV-600: Ecrã LCD a cores TFT de 5,7. FCV-800: 8,4″
• Número de pixels: VGA 800 x 600
• Frequência da sonda: CW: 50 e 200 kHz / CHIRP: 40 a 225 kHz
• Transdutor: 300 W/600 W
• Escala de alcance: 2 – 1200 m
• Comprimento do pulso e PRR: 0,04 a 3,0 ms, máximo de 3.000 pulsos/min
• Modo de apresentação: frequência única, frequência dupla, zoom, dados de navegação, A-SCOPE, zoom de marcador, bloqueio inferior, discriminação inferior, expansão de cores, ACCU-FISH™, RezBoost™
• Estanquicidade: IP56. Alimentação: 12-24 VDC: 1.0 – 0.6 A. Dimensões FCV-800: 290 (L) x 281 (A) x 136 (P) mm. Peso: 2.4 kg
Radares
Série de Radares FURUNO – FAR-15x3BB & FAR-15×8
As soluções para o grandes iates e navios
A FURUNO, lançou no mercado uma nova série de radares marítimos.
A nova série compõe-se de dois grupos, os FAR-15x3BB e FAR-15×8, sendo que a letra “X” substituída por um algarismo, determinará o modelo específico final.
Estes radares complementam a já extensa gama da marca, para satisfazer as necessidades de todos os tipos de navios, ou embarcações mais pequenas .
Os radares tipo FAR-15x3BB comercializam-se num formato “Black Box” / “Caixa Negra”, portanto sem o monitor (ecrã) , o que permite uma maior versatilidade na hora de adaptar a instalação aos requisitos do cliente. Estará disponível em dois modelos para potências de saída de 12 e 25 kW, denominando-se respectivamente, FAR-1513BB e FAR-1523BB.
São os modelos mais adequados para a pesca profissional ou embarcações não SOLAS (abaixo de 500 TAB) como a maioria dos Megaiates.
Os radares FAR-15×8 estão homologados como equipamentos CAT2, CAT2H e CAT3 de acordo com os padrões requeridos pela IMO – SOLAS para este tipo de radar, para instalações em navios até 10.000 TAB.
Existe também em duas versões, uma para 12 Kw e outra para 25Kw, designadas por FAR-1518 e FAR-1528 respetivamente. A homologação acima referida obriga a que os monitores também sejam homologados e dentro da gama da FURUNO existem os FURUNO MU-150HD (15”) e o FURUNO MU-190 (19”).
Quanto a características comuns, ambas as séries se destacam pela implementação de uma avançada tecnologia para seguimento de alvos (TT) que reduz consideravelmente o tempo de visualização do vector da velocidade e rumo dos ecos tracejados, e produz uma função de eliminação automática de interferências (ACE) que proporciona uma claridade de imagem sem precedentes.
NAUTEL – Sistemas Electrónicos, Lda
Rua Fernão Mendes Pinto, Nº 15 G
1400-145 Lisboa – Portugal
Tel.: +351 213 007 030
Email: geral@nautel.pt