A Nautel lançou no ano passado no mercado nacional a marca Thrane, na altura apresentada como o novo projecto da parte da família Thrane da Dinamarca, famosos pelo nome Thrane&Thrane.
A Thrane&Thrane liderou durante mais de 30 anos o segmento das comunicações rádio marítimas (Sailor) e nas comunicações por satélite em todo o mundo.
Há uns anos atrás o grupo foi comprado pela Cobham, mas agora, o nome Thrane está de volta.
No ano passado foram lançados uns conjuntos de sensores especiais, entre os quais o de Giro GPS LT-1000.
Este ano foi a vez do terminal LT3100 de comunicações por satélite IRIDIUM.
É uma excelente alternativa para o fim dos sistemas Inmarsat Mini-M e Fleet 33.
P.V.P. 3.048,74€+IVA
Iridium Go
O Seu SmartPhone ligado em qualquer parte do mundo…
O aparelho, que cabe na palma da mão, é capaz de criar uma rede Wi-Fi onde estiver. Para isso, e quando no exterior, basta levantar a antena e o dispositivo coneta-se aos satélites, gerando uma rede capaz de atingir um distância de até 30 metros.
A velocidade da comunicação de dados por satélites comerciais ainda é muito pequena, mas satisfatória para aonde não se tem nenhuma outra alternativa. Tem o suficiente para enviar/receber e-mails, e fazer uma internet despojada das imagens, pop-ups,vídeos etc.O acesso às funções de dados é feito por meio de uma aplicação oficial do Iridium Go! (Iridium Mail & Web app) para Android, e iOS.
O Iridium Go! permite conetar até cinco smartphones ao mesmo tempo. Faz chamadas de voz, mensagens de twitter, SOS, etc
Existem diversos acessórios como antena externa para embarcações, cabos adaptadores, suportes, etc.
Conteúdo da embalagem:
Ver a sugestão de composição para uso fixo em embarcação, com antena externa, cabo fixação, etc.
Fleet One
Dado o uso cada vez mais frequente no nosso dia a dia de internet/email/redes sociais etc, tem crescido a pressão para que até as mais pequenas embarcações, fora do alcance das redes 3G e 4G terrestes, possam também ter internet (e telefone) com um mínimo de condições.
A Inmarsat veio responder a essa necessidade.
É certo que será sempre mais difícil com equipamentos compactos e económicos e por satélite, obter velocidades do tipo do que se tem hoje nas redes terrestres, mas o Fleet One passa a ser a solução ideal para navios costeiros, rebocadores, pesqueiros, iates, etc
A Nautel sugere três tipos de comunicações por satélite que podem ser usadas
em embarcações/navios, dependendo do tipo de necessidade que se pretende ver satisfeita
e naturalmente, dependendo também do tipo de barco e navegação
São de aparência e uso semelhantes ao telemóvel, com a diferença de que a rede de sinal vem de satélites no espaço, e nos telemóveis convencionais, vem de emissores em terra.
Outra distinção é que os telefones por satélite portáteis não funcionam em interiores, necessitando de uma antena externa caso se pretenda que mesmo assim esteja operacional.
Existem duas redes mais importantes: a INMARSAT e a IRIDIUM. O sistemas destinam-se fundamentalmente a comunicações por voz.
Cada uma tem os seus telefones próprios, e ambos podem ser complementados com um sem número de acessórios e opções.
Pela diversidade de acessórios e postura básica estes telefones podem usar-se em qualquer situação que nada tem a ver com o mar ou barcos etc. Por exemplo, é ideal para uso em zonas onde os telemóveis trabalhem mal , ou não existam outros sistemas.
No caso da Inmarsat dá-se até o caso de existir uma versão base muito económica quase ao nível do preço dos telemóveis e já trazendo 100 minutos de chamadas.
NAUTEL – Sistemas Electrónicos, Lda
Rua Fernão Mendes Pinto, Nº 15 G
1400-145 Lisboa – Portugal
Tel.: +351 213 007 030
Email: geral@nautel.pt