Modelo: NAU-12-100
Capacidade nominal: 100Ah / 1280Wh
Número de ciclos: >4000
Peso: 11.7kg
Dimensões (LxWxH) mm: 328x172x212mm
PVP: 620,00€ s/IVA | 762,60€ c/IVA
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Modelo: NAU-12-150
Capacidade nominal: 150Ah / 1920Wh
Número de ciclos: >4000
Peso: 17.8kg
Dimensões (LxWxH) mm: 485x172x240mm
PVP: 845,00€ s/IVA | 1039,35€ c/IVA
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Modelo: NAU-12-200
Capacidade nominal: 200Ah / 2560Wh
Número de ciclos: >4000
Peso: 23.5kg
Dimensões (LxWxH) mm: 535x235x222mm
PVP: 1055,00€ s/IVA | 1297,65€ c/IVA
Descrição do BMS:
O Sistema de Gestão de energia da bateria (BMS) é o cérebro da bateria e incorpora um circuito de proteção de carga e descarga e fiscaliza os seguintes dados:
A tecnologia de lítio mais segura.
As baterias são baseadas na tecnologia de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4). Esta é atualmente a tecnologia de lítio mais segura. Cada bateria consiste em um acumulador de fosfato de ferro e lítio (LiFePo4) de alto desempenho e um sistema integrado de gestão da bateria, ou BMS. Este sistema monitoriza constantemente o estado das células individuais e protege-as contra sobrecargas, sobretensão e sobreaquecimento, entre outras coisas. O BMS previne antecipadamente falhas prematuras da unidade de armazenamento devido a influências ambientais ou uso incorreto.
Estas baterias foram especialmente projetadas para altos débitos de energia. E têm um ciclo de vida extremamente alto (mais de 4.000 ciclos a 80% DoD).
As baterias LiFePO4 podem ser conectadas em paralelo (para aumentar a capacidade) ou em série (para aumentar a tensão, por exemplo, para 24V). A tecnologia LiFePO4 é atualmente e de longe, a tecnologia de lítio mais segura. Cada bateria é feita com células LiFePO4 da melhor qualidade e alto desempenho. O sistema de gestão de bateria (BMS) está integrado, podendo ser monitorizado no Smartphone ou tablet, via Bluetooth, através da App disponível na Play Store e Apple Store.
Todas as baterias têm garantia de 3 anos do fabricante.
As soluções de energia Quick são desenvolvidas há mais de 30anos e os seus produtos inovadores são focados na fiabilidade, segurança e proteção de todos os equipamentos. Produtos como carregadores de bateria estão em constante desenvolvimento e são muito fáceis de instalar.
Gama de carregadores de bateria:
Classificação de segurança EN 60335-2-29
Classe EMC EN 55022 /A
TÍTULO 47 DA FCC PARTE 15 SUBPARTE B CLASSE A
Os novos carregadores de bateria SBC NRG + são mais compactos e equipados com conectores que tornam a sua conexão fácil e prática.
Graças à sua eficiência (até 92%), são capazes de oferecer um consumo muito menor, menor emissão de calor e maior confiabilidade do sistema.
PAINEIS SOLARES SEMI-FLEXÍVEIS ETFT
18W/ 55W/ 120W/ 150W
Os painéis solares de múltipla grelha são menos afetados por rachaduras, têm mais pontos de interligação e a criação de energia é mantida mesmo que existam danos em algumas das células. Isto significa que pode literalmente andar sobre eles, pois a sua durabilidade é muito elevada.
Especificações:
A Nautel reintroduz na sua gama as soluções de projetores de iluminação da GOLIGHT.
Concebidos também a pensar na estética das embarcações e além da sua intensidade luminosa sem par, os projetores da GOLIGHT são compactos e resistentes.
O difícil ambiente marinho exige produtos robustos e duráveis.
A linha de iluminação marítima da GOLIGHT utiliza por isso resinas resistentes a UV, componentes de alumínio anodizado a aço inoxidável, para garantir que os equipamentos se aguentem bem num ambiente tão corrosivo e por isso, dos maiores clientes são as entidades militares dos EUA.
Para navegar no escuro, em mar alto, canais, portos etc a GOLIGHT é o melhor guia…
E na escuridão, pode-se contar também com os sistemas de visão noturna da GOLIGHT: HELIOUS
Os consumos de energia são hoje em dia cada vez maiores e isso também acontece nas embarcações de recreio.
Nos casos dos barcos a motor, quando parados fora das marinas, a compensação é muitas vezes feita com recurso a ligar o motor, o que origina custos de consumos de combustível, o acumular de horas de trabalho do motor, polui-se sonora e quimicamente etc.
Nos veleiros, a utilidade dos painéis solares é ainda mais vincada, pois a “propulsão” não sendo na base do motor, este não está lá para recarregar as baterias.
O solução solar pode ser em maior ou menor escala, pode ser fixa de forma permanente, e pode gerar a total autossuficiência de energia. Os painéis são neste caso grandes, necessitam de estruturas para os fixar, e trabalhos de eletricidade diversos etc
No entanto a NASA propõe uma solução mais simples : painéis relativamente pequenos, não rígidos (semi-flexíveis), leves e práticos para até por e tirar.
Com apenas 3,5 mm de espessura os painéis são à prova de tempo, e permitem ser pisados quando se usa calçado macio.
Um pequeno painel solar pode fornecer uma carga apenas de manutenção, para se manter as baterias sempre carregadas quando a embarcação fica sem uso durante algum tempo. Basta uma limpeza ocasional com um pano húmido e é tudo o que é necessário para garantir que o painel continua a pingar energia para a bateria. Isto permite estender também a vida útil da bateria.
Os painéis semi-flexíveis da NASA são robustos feitos em fibra de vidro e são protegidos por um polímero de Tedlar transparente e á prova de arranhão. As eficientes células policristalinas são encapsuladas entre duas camadas exteriores resistentes para que o painel inteiro seja á prova de intempéries.
Os painéis podem ser levemente encurvados (em apenas um uma direção) para seguir uma inclinação suave, até 2,5 cm por cada 100 cm de comprimento de painel. Os painéis têm quatro ilhós para a fixação por parafusos. Alternativamente podem ser colados no local definitivo usando uma cola mastic.
Têm uma caixa de junção selada de onde saem cabos de 2,5 mm, conector, grampos, e um fusível protegido. As ligações eléctricas são simples embora se aconselhe sempre o uso de um regulador solar para prevenir a sobrecarga, se o sistema for deixado ligado por longos períodos ou o painel solar à relação da bateria excede o mínimo de 10W para 100Ah. Um díodo de bloqueio interno impede a drenagem de corrente inversa à noite. O painel é protegido com um fusível de 3 amperes.
A MONTAGEM DOS PAINÉIS
Selecionar uma posição apropriada para um painel solar sempre será um jogo de equilíbrio entre encontrar uma superfície onde ele não vai sofrer danos mecânicos e encontrar uma posição onde receba luz solar máxima ininterrupta evitando sombras de velas, mastros, etc
Uma vez que foi identificada uma posição adequada o painel pode ser fixo com parafusos de passagem nos 4 ilhós.(Não se removem estes ilhós). O painel pode ser ligeiramente flexionado para seguir o contorno da superfície. No entanto, essa flexão não deve exceder 2,5cm para cada 100 cm de comprimento. (Por exemplo, se um painel solar de 50cm é fixo para baixo em uma extremidade então a outra extremidade deve não ser flexionado para baixo mais de 1,25cm). Como alternativa o painel pode ser colado em posição usando o mastic. Usando um passa cabos de convés adequado o cabo de saída pode ser encaminhado para para a bateria. Certifique-se de que a entrada do cabo para o painel não é sujeito a tensões excessivas. Ligue os bornes da bateria pelo grampos fornecidos respeitando a polaridade. Ligar o vermelho ao positivo do bateria e o preto ao negativo. (Se usado em conjunto com um monitor de bateria BM1 então ligue a ponta vermelha ao positivo da bateria e a preta ao “shunt” do BM-1) . Deve ter-se cuidado com estas ligações elétricas.
É normalmente aceite que não é preciso instalar um regulador se o painel não exceder 10 watts e a bateria for superior a 100Ah . No entanto é aconselhável.Para maiores instalações de painéis solares deve sempre usar-se controlador de carga.
Os painéis solares Alpex combinam a moldura durável, com boas células fotovoltaicas, com vista ao melhor rendimento e valor pelo dinheiro.
Proporcionam-se assim soluções de sucesso que permitem ter a auto suficiência e os benefícios da energia solar fotovoltaica.
A gama de Painéis Policristalinos beneficiam de:
A escolha de painéis solares para gerar sua própria energia na embarcação, pode ser tão simples como escolher um painel solar caiba num determinado espaço disponível a bordo…
Isso funciona bem em aplicações não críticas e de lazer.
Onde nossos clientes precisam de maior garantia de geração de energia recomendamos que nos contatem para configurar uma fonte de energia equilibrada, para dia ou de noite, de verão ou de inverno, onde quer que esteja no mundo.
A gama Alpex Solar e preços:
Carregadores de bateria on-Board:
Carregadores integrados na embarcação, para os mesmos 220VAC, mas estando permanentemente instalados no barco terão ligação fixa por cabos a uma tomada externa, para carga na marina.
São á prova d´agua e de vibrações, resistentes à corrosão, até em situações de água salgada. Carga inteligente em multi-nível para maximizar capacidade de bateria.
Compensação automática em função da variação de temperatura.
Proteções de inversão de polaridade, curto-circuito e ignição.
Modelos:
MK-106E Euro On-Board (1 bateria 12VDC x 6 amps)
MK-210E Euro On-Board (2 baterias, 12 VDC x 5 amps)
MK-220E Euro On-Board (2 baterias, 12 VDC x 10 amps)
O Problema:
STERLING ProSave
O recente interesse em danos causados em embarcações devido a alimentação de terra de 230VAC, desencadeou a necessidade de se fixarem isoladores galvânicos nas embarcações.
Actualmente os construtores de barcos têm que cumprir a norma EN ISO 13297, que determina que se deve fixar o cabo condutor de “Terra” , ao sistema de elétrico da embarcação, o qual por seu também deverá ser conetado aos seguintes elementos: casco/ ânodos/ tanques de combustível/ blocos do motores/ eixos/ hélices/ lemes/ passa cascos do leme/tubos/ tubo/ tanques de água/ tomadas de água etc.
Isto assegura que no caso de anomalias na alimentação de 230V, as proteções funcionarão mais eficazmente, protegendo as pessoas.
A desvantagem da aplicação destas normas é que, eletricamente falando, o seu barco fica agora ligado ao resto dos barcos na marina e a qualquer estrutura de metal na área. Ou seja, tudo se tornará numa entidade elétrica única. Se seguir a linha de “Terra”, poderá ver tudo interligado, incluindo o seu barco, o que estiver ao lado do seu, estruturas em metal, etc.
Isto resulta em dois problemas principais:
1) Qualquer problema na “Terra” do seu barco ou em qualquer ou “Terra”, irá aumentar a tensão no cabo de terra comum, provocando um desequilíbrio eléctrico que começará a dissolver os seus ânodos/zincos a um ritmo alarmante (e no final isto poderá resultar em perda total de todo o metal do barco, abaixo da linha de água).
2) E porque todos os barcos são agora um só, se tiver um ânodo de zinco no seu barco, mas o barco ao lado não o tiver, ou pior ainda, a marina não tiver posto ânodos na sua estrutura (pontões de metal, etc.), então o zinco do seu barco (alumínio/magnésio) irá proteger todas as estruturas e barcos á sua volta, resultando numa perda dramática de zinco e em despesas elevadas na sua substituição, no levantar e descer o barco, trabalhos de estaleiro, reparações etc . Para embarcações em águas interiores, se uma embarcação tiver um ânodo de magnésio e todos os outros tiverem de zinco, ou não tiverem nenhum ânodo de proteção, será quem tem o seu ânodo de magnésio a proteger todos os outros…
O Solução:
O truque é manter a continuidade da “Terra” para segurança da vida pessoal, mas removendo a continuidade da alimentação de terra ou seja da marina, para a segurança da sua embarcação.
A solução é muito simples. Ao instalar um Isolador Galvânico/ Economizador de Zinco, nós mantemos uma boa ligação de “Terra” elétrica com a alimentação 220VAC de terra, prevenindo as correntes dispersas, de subirem a linha “Terra” começando a danificar galvânicamente o barco pelo desequilíbrio elétrico. Em teoria, o isolador, é um aparelho simples, mas terá de ser fabricado sob condições exigentes e testado através de um controlador independente.
Produtos disponíveis na Sterling:
Série ProSave A
Mod. Amps Dimensões mm Peso Kg
ZS16A 16 120 x 100 x 90 1
ZS30A 30 220 x 120 x 100 1,5
ZS50A 50 220 x 165 x 100 1,8
Série ProSave C
Mod. Amps Dimensões mm Peso Kg
ZS30C 30 220 x 120 x 100 1,5
ZS50C 50 220 x 165 x 100 1,8
(Parecidos com o ProSave A, excepto no ter condensador interno de 25,000uF e 2.5V para aumentar o desempenho da unidade em situações AC mais extremas).
Especificações Técnicas:
• Voltagem de 10 a 20 volts (para iluminação completa)
• Corrente – 200 mA @ 12 volts (aproximadamente 90% que a iluminação equivalente)
• Visibilidade nocturna – no mínimo 2 milhas náuticas (25 graus acima e abaixo da linha central)
• À prova de água – IP65 (jactos de água) e IP67 (Imersão)
• Dimensões: 91mm diâmetro x 113mm altura (incluindo o suporte
Configuração:
360 Graus de iluminação tricolor: 112,5 graus de cor vermelha, 112,5 graus de cor verde e 135 graus de cor branca.
Especificações:
Voltagem: 8 – 16 volts
Corrente: 3 miliamperes
Capacidade de bateria: 5 – 600 AMP /Hora
Corrente de carga: no máximo 100 AMP
Carga corrente: no máximo 100 AMP
“Shunt”: 50 mVolt @ 100 AMP
Cabos fornecidos:
“Shunt” de 100 AMP ligado a um terminal.
5 Metros de cabo – terminado com terminais para “Shunt”, caixa de fusíveis e anel de ligação à bateria.
Monitor:
Quadrado standard de 110 mm
LCD de alto contraste, iluminado para observação nocturna
Alarme visual multitensão
Utilização simples – 4 teclas para seleccionar: iluminação de fundo, Volt/Amp/Estado de carga do ecrã, Horas de AMP, ou tempo para funcionar
NAUTEL – Sistemas Electrónicos, Lda
Rua Fernão Mendes Pinto, Nº 15 G
1400-145 Lisboa – Portugal
Tel.: +351 213 007 030
Email: geral@nautel.pt