NavNet Tztouch XL
NavNet Tztouch XL – uma poderosa tecnologia com controlo sem esforço ! |
A série de multifunções NavNet TZtouchXL compõe-se de cinco tamanhos diferentes de ecrã, e uma versão “Black Box”.
Tem todas as características que os navegadores desejam, incluindo exclusivos recursos de apoio à navegação, nunca antes vistos.
Além disso a série incorpora o poder e desempenho que tem estado na marca de Furuno há décadas, envolto num fresco e simples modo de operar.
O que coloca estes MFDs tão à frente é o novo tipo cartografia, designado por TZ MAPS à volta da qual giram todas as decisões de navegação ou apoio a pesca.
Os navegadores têm controle total sobre que dados do mapa pretendem visualizar, sejam vetoriais , “Raster” , fotos satélite ou dados batimétricos . Além disso é possível selecionar uma área específica para se atualizar regularmente. Com uma interligação direta à internet via o WiFi dos aparelhos, e recorrendo à sua “Chart Store” podem-se adquirir logo as atualizações.
Outra nova funcionalidade do TZ MAPS, denominada BathyVision, oferece aos utilizadores dados batimétricos verdadeiramente “fora dos gráficos” com linhas de contorno que podem ser configuradas com um único toque. Quando dizemos configurável, estamos a falar de uma resolução de apenas 1m polegadas entre contornos – isto é 3x melhor do que qualquer outro gráfico batimétrico atualmente no mercado. Os dados batimétricos são processados a partir da mesma base de dados de alta resolução utilizada para o sombreamento de profundidade personalizado do TZ MAPS e podem ser sobrepostos às cartas de navegação para criar cartas de pesca diferentes de todas as vistas anteriores.
Quando ligado a um radar DRS-NXT, ficam automaticamente desbloqueados dois novos e poderosos recursos de segurança, o Risk Visualizer™ e o AI Avoidance Route™. O Risk Visualizer™ é uma função exclusiva dos radares DRS-NXT que fornece uma representação visual de 360° dos potenciais riscos de colisão de objetos que se aproximam em redor da embarcação. Ao contrário dos alarmes CPA/TCPA que indicam apenas os riscos visíveis no rumo atual do navio, o Risk Visualizer™ avalia todos os objetos em redor do navio. Os ícones dinâmicos são criados automaticamente para alvos com maior probabilidade de colisão, garantindo que o comandante tem as informações necessárias para manter distâncias seguras ao passar.
A nova funcionalidade AI Avoidance Route™ utiliza todas as informações fornecidas pelo radar DRS-NXT e fornece instantaneamente uma rota segura em torno destes perigos, que pode ser enviada para um piloto automático da série Furuno NAVpilot com um único toque.
Inovações tecnológicas :
Hardware de última geração :
Processador hexacore para uma capacidade de resposta instantânea.
Ecrãs LCD IPS com resolução Full HD, que oferece imagens nítidas e precisas incluindo sob forte luz solar e com o operador a usar óculos polarizados.
O processador “black box” TZTBBX admite três tipos de resolução de ecrã : FHD, SXGA e XGA.
Software de última geração :
Cartografia TZ MAPS com novas funções AI Routing, AI Avoidance RouteTM, Risk VisualizerTM e BathyVision.
Interface do utilizador melhorada : inspirada na série TZtouch3, mas agora com uma apresentação mais atrativa e ainda mais intuitiva, pensado para uma excecional experiência de uso .
Ampla integração com dispositivos de terceiros, com um navegador web HTML 5 mais rápido.
Especificações gerais :
Comando híbrido (tátil e teclado) nas versões TZT10X (10,1″WUXGA 1920 x 1200), TZT13X (13,3″) TZT16X (15,6″), (FHD 1920 x 1080)e só tátil nas : ZT22X (21,5″, FHD 1920 x 1080) TZT24X (24″).
Brilho do ecrã 900 cd/m2 (típico). Cores da imagem 16.770.000 (em Chart Plotter), 64 cores (Radar/sonda)
Sensor de GPS incorporado nos TZT10X, TZT13X, TZT16X . Nos outros liga sensor externo de GPS ou GiroGPS
Cartas TZ Maps, e MM3 vector.
Interfaces : Ranhura para micro SDXC card (traseira) , WiFi, USB, NMEA2000, NMEA0183, LAN, Video I/O, Aux I/O
2 tomadas para transdutor, uma delas para varrimento lateral. Alimentação 12/24VDC
Modelos SCX-20 & SCX-21
Sensor de referência de rumo com alta precisão, mesmo nas situações mais extremas.
A utilização de quatro antenas GNSS separadas garantem a máxima capacidade de resposta e permitem que o SCX-20 e o SCX-21 estabeleçam um novo padrão de fiabilidade e precisão quando ligados a sondas de pesca, radares e plotters.
Precisão superior para todos os seus equipamentos
Tradicionalmente, um GiroGPS calcula um rumo com elevada precisão
usando uma linha (baseline) entre duas antenas especiais de GPS
Os SCX-20 e SCX-21 têm quatro antenas GNSS múltiplas instaladas num
formato compacto. Essas quatro antenas formam um total de seis“baselines”.
À medida que cada antena rastreia os sinais de satélite, a precisão do rumo é
conseguida usando as seis “baselines”.
Ao organizar esse número de “baselines”, o cálculo de rumo de cada linha
é complementado, permitindo um sinal de rumo exato, estável, e mais preciso.
O SCX-20 e SCX-21 aprimoram o desempenho de equipamentos como radar,
sondas de pesca, sonares, pilotos automáticos e plotters. Informações precisas
de rumo permitem que a embarcação mantenha um curso melhor, economizando tempo, combustível e dinheiro em todas as viagens; enquanto isso, os sensores de movimento incorporados forneceminformações precisas de “pitch/roll/heave” estabilizam a informação e exibição das sondas de pesca e sonares, permitindo uma apresentação precisa, mesmo nos mares mais agitados. Estas unidades podem complementar equipamentos FURUNO ou de outras marcas.
Ecos de radar e rastos dos alvos
Quando o SCX-20 ou SCX-21 está conectado ao seu radar são visíveis rastos de ecos com enorme precisão, ajudando a determinar o movimento da própria embarcação bem como o movimento de outras embarcações.
A precisão dos dados de velocidade e rumo garantem que os rastos dos ecos sejam exibidos com suavidade e fiabilidade, sem a aparência irregular e em zigue-zague comum nos GiroGPS com maior grau de desvio.
Sondas de pesca e sonares
Mesmo em mares agitados, a precisão da compensação de pitch, roll e heave do SCX-20 e SCX-21 permite que as sondas de pesca e sonares, mostrem uma apresentação clara, estável e inabalável de alvos e do fundo, sem as ondulações causadas pelas condições do mar.
SCX-20 e SCX-21
-Ideal para instalações com Navnet TZtouch MFD, NAVpilot-300 e WASSP*(*apenas o SCX-21).
– Fornece informação precisa de tempo, posição, rumo, pitch/roll/heave, velocidade de 3 eixos, temperatura e
pressão atmosférica.
– Precisão de rumo sem precedentes para radares, sonares e sistemas de navegação.
– Utiliza 4 antenas multi GNSS (GPS, QZSS, GLONASS, Galileo).
– 1.0 graus e 0.02 nós de precisão.
– Leve e compacto. A antena pesa apenas 1kg (SCX-20) e 1.2kg (SCX-21).
– Tempo de iniciação de 60 segundos (aproximado).
– Proteção ambiental IP56.
– Preço do equipamento: 1,200€ + IVA = 1,476€
A FURUNO também lançou no mercado novos modelos de GiroGPS, que vêm substituir os bem conhecidos SC-50 e SC-110. Estes novos aparelhos, comercializados como SC-70 e SC-130, incorporam nas antenas, recetores de alta sensibilidade. Graças a estes novos recetores GNSS e ao avançado processamento de sinais , o novo SC-70 consegue posicionamentos precisos utilizando apenas 2 elementos de antena e garante a saída de rumo perfeito até em condições severas de mar ou com exposição insuficiente a satélites GNSS.
Esta nova série de sistemas dispõem de certificação “Type Approval” como THD (Transmitting Heading Device) o que permitirá a sua instalação em navios mercantes de pequeno tamanho como principal fonte de rumo (substituindo a girobússola tradicional). Por outro lado, dispõe de certificação “ Type Approval” como GPS, assim como ROTI (Rate of Turn Indicator) se junto com a unidade de ecrã, FURUNO RD-50.
Ambos os modelos se comercializam com uma unidade indicadora a côres, de 4,3”, e dispõem de diferentes modos de visualização : Rumo, Dados Nav, Relação de Giro e Velocidade. Dispõem igualmente de diferentes opções de interligação com terceiros Equipamentos, o que os converte em sistemas muito versáteis e adaptáveis a qualquer tipo de embarcação.
Sonda de Pesca FURUNO, Modelo FCV-628 e FCV-588
Muitas marcas têm sondas e sistemas multifunção com sonda incorporada, mas poucos fazem na realidade investigação e desenvolvimento nesta área.
A Furuno, da tradição industrial japonesa, há mais de 70 anos que sabe o que fazer. Procura materializar os sonhos e pedidos dos pescadores.
E fá-lo colocando sempre as inovações tecnológicas em equipamentos robustos, duráveis, e fiáveis. Não serão os produtos mais económicos do mercado, ao momento da compra, mas com o que perduram no tempo, no final a Furuno tem sempre o melhor valor pelo dinheiro.
As sondas FCV-628 e FCV-588 vieram trazer às pequenas embarcações de pesca, profissional ou desportiva, funcionalidades até aqui apenas possíveis em sondas de aplicações especiais de alta gama.
Radares
Série de Radares FURUNO – FAR-15x3BB & FAR-15×8
As soluções para o grandes iates e navios
A FURUNO, lançou no mercado uma nova série de radares marítimos.
A nova série compõe-se de dois grupos, os FAR-15x3BB e FAR-15×8, sendo que a letra “X” substituída por um algarismo, determinará o modelo específico final.
Estes radares complementam a já extensa gama da marca, para satisfazer as necessidades de todos os tipos de navios, ou embarcações mais pequenas .
Os radares tipo FAR-15x3BB comercializam-se num formato “Black Box” / “Caixa Negra”, portanto sem o monitor (ecrã) , o que permite uma maior versatilidade na hora de adaptar a instalação aos requisitos do cliente. Estará disponível em dois modelos para potências de saída de 12 e 25 kW, denominando-se respectivamente, FAR-1513BB e FAR-1523BB.
São os modelos mais adequados para a pesca profissional ou embarcações não SOLAS (abaixo de 500 TAB) como a maioria dos Megaiates.
Os radares FAR-15×8 estão homologados como equipamentos CAT2, CAT2H e CAT3 de acordo com os padrões requeridos pela IMO – SOLAS para este tipo de radar, para instalações em navios até 10.000 TAB.
Existe também em duas versões, uma para 12 Kw e outra para 25Kw, designadas por FAR-1518 e FAR-1528 respetivamente. A homologação acima referida obriga a que os monitores também sejam homologados e dentro da gama da FURUNO existem os FURUNO MU-150HD (15”) e o FURUNO MU-190 (19”).
Quanto a características comuns, ambas as séries se destacam pela implementação de uma avançada tecnologia para seguimento de alvos (TT) que reduz consideravelmente o tempo de visualização do vector da velocidade e rumo dos ecos tracejados, e produz uma função de eliminação automática de interferências (ACE) que proporciona uma claridade de imagem sem precedentes.
NAUTEL – Sistemas Electrónicos, Lda
Rua Fernão Mendes Pinto, Nº 15 G
1400-145 Lisboa – Portugal
Tel.: +351 213 007 030
Email: geral@nautel.pt