Multifunções Furuno NavNet TZ Touch 3
O 12 ″ Hybrid Control TZT12F é um monitor multi-touch IPS com um painel de controlo integrado, incluindo o intuitivo RotoKey da Furuno e botões físicos dedicados para complementar os comandos por via tátil ( multi-touch ) do NavNet TZtouch3. O de 16 ″, TZT16F, e 19 ″, TZT19F, são monitores Full HD elegantes, totalmente em vidro, IPS táteis/multi-touch, que oferecem apresentações impressionantes de praticamente qualquer ângulo. Além disso, os 16 ”e 19” possuem entradas HDMI e USB para se ligarem e controlarem outros sistemas, como dispositivos baseados em PC, como o sonar multifeixe WASSP F3 ou o Software TimeZero . Todos os modelos incorporam um poderoso processador “quad-core”, oferecendo imagens divididas em quatro partes e tempo de resposta extremamente rápido. A Furuno tentou tornar o NavNet TZtouch3 o MFD mais avançado mas fácil de usar, dos disponíveis no mercado. O recurso deslizar das bordas facilita a localização do que os utilizadores precisam. Passa-se o dedo da esquerda do ecrã para exibir ou ocultar os dados de navegação, da direita para ver todos os seus atalhos, da parte inferior para visualizar as opções de camada ou da parte superior para aceder as páginas rápidas (configurações personalizadas de ecrã). Um único toque seleciona a maioria das opções, para que nunca se esteja a mais de um toque e a um toque de distância. Todos os TZtouch3 incluem um módulo de sonda TruEcho CHIRP de 1kW e dois canais integrados. O TruEcho CHIRP, projetado para operar em uma ampla gama de frequências utiliza um transdutor de banda larga e oferece vantagens significativas na clareza do sinal e na definição dos ecos . Além da sonda é possível conectar uma série elementos externos incluindo a sonda DFF3 de alta potência ou o incrível sonar de multifeixe DFF-3D. O DFF-3D permite um varrimento de 120 ° dum bordo ao outro até 200m, numa profundidade de 300m diretamente abaixo do barco, com várias opções versáteis de visualização da apresentação . Essas combinações permitem personalizar e criar a melhor máquina de pesca, sem deixar nenhum eco de peixe por descobrir. O NavNet TZtouch3 mantém os dados seguros e de fácil acesso em várias plataformas com o TZ Cloud. O serviço TZ Cloud permite fazer backup e armazenar os waypoints, rotas e marcas de eventos no servidor na nuvem TimeZero, além de sincronizá-los e editá-los no seu TZtouch3, software TimeZero para PC e no aplicativo TZ iBoat para iPad. O acesso direto a tablets e smartphones via WiFi também está disponível nos NavNet TZtouch3 MFDs, com vários aplicativos gratuitos para dispositivos Apple e Android para visualização e controle do seu sistema.
Sonar Multifeixe FURUNO
A FURUNO apresentou recentemente um novo produto que se incorpora na extensa familia NavNet. Trata-se do novo Sonar Multifeixe DFF-3D. Esta unidade comercializa-se portanto num formato de “Black Box / Caixa Negra”, sendo que se interliga com as unidades multifunções das séries NavNet TZtouch e NavNet TZtouch2, sendo nesses ecrãs que a imagen é apresentada. A DFF-3D é uma inovadora ferramenta especialmente útil para a localização de peixes e reconhecimento do perfil do fundo marinho. Combinando o avançado sistema de processamento de imagen da FURUNO com um transdutor de feixe múltiplo, extremamente compacto, consegue-se uma apresentação surpreendente, em alta definição e em tempo real. O sistema dispõe de diferentes modos de apresentação para adequar a sua visualização a cada momento de trabalho. Uma apresentação em modo sonda que permite selecionar entre um só feixe ou três feixes . A apresentação de três feixes ajudará a interpretar tanto a profundidade dos ecos de peixe como as condições do fundo do mar e movimento dos peixes. O modo exploração lateral apresenta claramente a forma da estrutura do fundo mediante uma imagen de alta definição na direção bombordo-estibordo. O modo secção transversal mostra o eco em teempo real na coluna de água, con uma amplitude de 120º de bombordo a estibordo, resultando muito útil para se avaliar a distribuição do pescado de e as condições da coluna de água. Por último, o DFF-3D dispõe de um modo histórico de sonda 3D que permite, entre outras coisas, selecionar o ponto preciso de pesca e una análise detalhada do fundo marítimo .
O FURUNO DFF-3D é fornecido com um transdutor compacto, que pode ser em bronze para colocação através do casco e tendo uma barquinha ou num formato para a instalação no painel de popa. Ambos os transdutores incorporam um sensor de movimento que estabiliza a imagem mostrando-as assim mais claras e estáveis, mesmo em condições de mar adversas. O alcance de deteção é de 200m (mais de 650 pés) lateralmente, numa franja de 120º de bombordo a estibordo. Em águas profundas, a penetração do feixe principal directamente para baixo do barco é de aproximadamente 300m (mais de 980 pés ). Os modos de apresentação são totalmente configuráveis podendo-se combinar entre diferentes imagens, no ecrã. Em conclusão, os multifiunções NavNet TZtouch ou TZtouch2 continuam a poder contribuir para uma otimização nos custos de investimento, conjugando muitas funcionalidades num só ecrã (ou mais) a que se junta agora este sonar multifeixe que permitirá ver 120º de bombordo a estibordo, para apreciar mais claramente a profundidade e direção em que se movem os peixes ou cardumes, assim como se pode analisar as condições do fundo, tudo em tempo real.
GirosGPS

Modelos SCX-20 & SCX-21

 

Sensor de referência de rumo com alta precisão, mesmo nas situações mais extremas.

 

A utilização de quatro antenas GNSS separadas garantem a máxima capacidade de resposta e permitem que o SCX-20 e o SCX-21 estabeleçam um novo padrão de fiabilidade e precisão quando ligados a sondas de pesca, radares e plotters.

Precisão superior para todos os seus equipamentos

Tradicionalmente, um GiroGPS calcula um rumo com elevada precisão

usando uma linha (baseline) entre duas antenas especiais de GPS

Os SCX-20 e SCX-21 têm quatro antenas GNSS múltiplas instaladas num

formato compacto. Essas quatro antenas formam um total de seis“baselines”.

À medida que cada antena rastreia os sinais de satélite, a precisão do rumo é

conseguida usando as seis “baselines”.

Ao organizar esse número de “baselines”, o cálculo de rumo de cada linha

é complementado, permitindo um sinal de rumo exato, estável, e mais preciso.

O SCX-20 e SCX-21 aprimoram o desempenho de equipamentos como radar,

sondas de pesca, sonares, pilotos automáticos e plotters. Informações precisas

de rumo permitem que a embarcação mantenha um curso melhor, economizando tempo, combustível e dinheiro em todas as viagens; enquanto isso, os sensores de movimento incorporados forneceminformações precisas de “pitch/roll/heave” estabilizam a informação e exibição das sondas de pesca e sonares, permitindo uma apresentação precisa, mesmo nos mares mais agitados. Estas unidades podem complementar equipamentos FURUNO ou de outras marcas.

Ecos de radar e rastos dos alvos

Quando o SCX-20 ou SCX-21 está conectado ao seu radar são visíveis rastos de ecos com enorme precisão, ajudando a determinar o movimento da própria embarcação bem como o movimento de outras embarcações.

A precisão dos dados de velocidade e rumo garantem que os rastos dos ecos sejam exibidos com suavidade e fiabilidade, sem a aparência irregular e em zigue-zague comum nos GiroGPS com maior grau de desvio.

Sondas de pesca e sonares

 

Mesmo em mares agitados, a precisão da compensação de pitch, roll e heave do SCX-20 e SCX-21 permite que as sondas de pesca e sonares, mostrem uma apresentação clara, estável e inabalável de alvos e do fundo, sem as ondulações causadas pelas condições do mar.

SCX-20 e SCX-21
-Ideal para instalações com Navnet TZtouch MFD, NAVpilot-300 e WASSP*(*apenas o SCX-21).

– Fornece informação precisa de tempo, posição, rumo, pitch/roll/heave, velocidade de 3 eixos, temperatura e

pressão atmosférica.

– Precisão de rumo sem precedentes para radares, sonares e sistemas de navegação.

– Utiliza 4 antenas multi GNSS (GPS, QZSS, GLONASS, Galileo).

– 1.0 graus e 0.02 nós de precisão.

– Leve e compacto. A antena pesa apenas 1kg (SCX-20) e 1.2kg (SCX-21).

– Tempo de iniciação de 60 segundos (aproximado).

– Proteção ambiental IP56.

– Preço do equipamento: 1080,00€ + IVA = 1.328,40€

Modelos SC-70 & SC-130

A FURUNO também lançou no mercado novos modelos de GiroGPS, que vêm substituir os bem conhecidos SC-50 e SC-110. Estes novos aparelhos, comercializados como SC-70 e SC-130, incorporam nas antenas, recetores de alta sensibilidade. Graças a estes novos recetores GNSS e ao avançado processamento de sinais , o novo SC-70 consegue posicionamentos precisos utilizando apenas 2 elementos de antena e garante a saída de rumo perfeito até em condições severas de mar ou com exposição insuficiente a satélites GNSS.

Esta nova série de sistemas dispõem de certificação “Type Approval” como THD (Transmitting Heading Device) o que permitirá a sua instalação em navios mercantes de pequeno tamanho como principal fonte de rumo (substituindo a girobússola tradicional). Por outro lado, dispõe de certificação “ Type Approval” como GPS, assim como ROTI (Rate of Turn Indicator) se junto com a unidade de ecrã, FURUNO RD-50.

Ambos os modelos se comercializam com uma unidade indicadora a côres, de 4,3”, e dispõem de diferentes modos de visualização : Rumo, Dados Nav, Relação de Giro e Velocidade. Dispõem igualmente de diferentes opções de interligação com terceiros Equipamentos, o que os converte em sistemas muito versáteis e adaptáveis a qualquer tipo de embarcação.

SONDAS
A FURUNO apresenta ao mercado a sua nova série de sondas de pesca profissional, FCV-288, que se junta assim à sua já muito extensa gama para o mercado profissional. Esta nova sonda de pesca FURUNO FCV-288, procura ocupar um lugar de solução mais económica para aqueles que querem uma imagen de sonda num ecrã maior, dadas as características da sua embarcação ou tipo de atividade, Indo ao encontro disto a sonda FURUNO FCV-288 vem com um ecrã a côres LCD de 10,4 polegadas, e é similar à sonda FCV-295. Ao mesmo tempo que esta, também tem 3 potência de saídas selecionáveis entre 1, 2 ou 3kW. As frequências de trabalho são 50 e/ou 200Khz, com diferentes modos de apresentação : frequência única (alta ou baixa), frequência dupla, expansão de fundo, modo lupa e dados de navegação . Existe uma grande variedade de transdutores compatíveis com esta nova sonda, tanto para instalações de raíz, como para “retrofit”/mudança da sonda, mantendo os transdutores já instalados a bordo. Quanto à sua funcionalidade, a nova sonda FURUNO FCV-288 destaca-se pela sua simplicidade de operação o que a converte numa ferramenta de trabalho indispensável para os pescadores profissionais. Dispõe da tecnologia de Filtro Digital FURUNO, que optimiza o ganho com o objetivo de obter imagens claras das condições subaquáticas . Esta tecnologia, exclusiva da FURUNO elimina o ruído e oferece uma visualização nítida do eco, reforçando-se a deteção do pescado, incluindo peixes individuais, com absoluta claridade. Para ajudar na deteção de peixe junto ao fundo, a sonda FURUNO FCV-288 dispõe de duas funções : Linha Branca e Bordejamento branco (White Line/White Edge). Enquanto a linha branca se aplica aos ecos mais fortes permitindo determinar a composição do fundo, o Bordejamento delimita o contorno de fundo, facilitando uma melhor discriminação do peixe de fundo. Para mais, a sonda dispõe de uma função denominada “Marcador Branco” /White Marker, que permitirá alterar uma das côres da apresentação pa a côr branca, o que permitirá enfatizar os ecos com uma intensidade determinada, ajudando na identificação dos mesmos. Por último, destaca-se o Controlo de Ganho Retroactivo, pelo qual as alterações realizadas no valor do ganho se aplicam não só aos ecos novos, como também ao resto dos ecos presentes na imagem, podendo-se comparar os ecos presentes com diferentes condições de ganho, ajudando à determinação do ajuste de ganho adequado para cada condição particular.

Sonda de Pesca FURUNO, Modelo FCV-628 e FCV-588
Muitas marcas têm sondas e sistemas multifunção com sonda incorporada, mas poucos fazem na realidade investigação e desenvolvimento nesta área.

A Furuno, da tradição industrial japonesa, há mais de 70 anos que sabe o que fazer. Procura materializar os sonhos e pedidos dos pescadores.

E fá-lo colocando sempre as inovações tecnológicas em equipamentos robustos, duráveis, e fiáveis. Não serão os produtos mais económicos do mercado, ao momento da compra, mas com o que perduram no tempo, no final a Furuno tem sempre o melhor valor pelo dinheiro.

As sondas FCV-628 e FCV-588 vieram trazer às pequenas embarcações de pesca, profissional ou desportiva, funcionalidades até aqui apenas possíveis em sondas de aplicações especiais de alta gama.

Radares

Série de Radares FURUNO – FAR-15x3BB & FAR-15×8

As soluções para o grandes iates e navios

A FURUNO, lançou no mercado uma nova série de radares marítimos.

A nova série compõe-se de dois grupos, os FAR-15x3BB e FAR-15×8, sendo que a letra “X” substituída por um algarismo, determinará o modelo específico final.

Estes radares complementam a já extensa gama da marca, para satisfazer as necessidades de todos os tipos de navios, ou embarcações mais pequenas .

Os radares tipo FAR-15x3BB comercializam-se num formato “Black Box” / “Caixa Negra”, portanto sem o monitor (ecrã) , o que permite uma maior versatilidade na hora de adaptar a instalação aos requisitos do cliente. Estará disponível em dois modelos para potências de saída de 12 e 25 kW, denominando-se respectivamente, FAR-1513BB e FAR-1523BB.

São os modelos mais adequados para a pesca profissional ou embarcações não SOLAS (abaixo de 500 TAB) como a maioria dos Megaiates.

Os radares FAR-15×8 estão homologados como equipamentos CAT2, CAT2H e CAT3 de acordo com os padrões requeridos pela IMO – SOLAS para este tipo de radar, para instalações em navios até 10.000 TAB.

Existe também em duas versões, uma para 12 Kw e outra para 25Kw, designadas por FAR-1518 e FAR-1528 respetivamente. A homologação acima referida obriga a que os monitores também sejam homologados e dentro da gama da FURUNO existem os FURUNO MU-150HD (15”) e o FURUNO MU-190 (19”).

Quanto a características comuns, ambas as séries se destacam pela implementação de uma avançada tecnologia para seguimento de alvos (TT) que reduz consideravelmente o tempo de visualização do vector da velocidade e rumo dos ecos tracejados, e produz uma função de eliminação automática de interferências (ACE) que proporciona uma claridade de imagem sem precedentes.

A unidade de controlo tem um desenho especialmente concebido para estes novos produtos, e incorpora 3 potenciómetros/botões de controlo dos ganhos dos ecos da mareta e chuva, junto com um RotoKey de onde se acede aos diferentes menus de operação. Existem também uma teclas para acesso direto às principais funções do aparelho. Por fim incorpora também um “TouchPad” que facilita una operação simples e eficiente. Ambas as séries FAR-15x3BB e FAR-15×8 dispõem de conetividade a transcetores de AIS, com capacidade de visualização de até 300 alvos. Igualmente têm já incorporado o módulo de aquisição automática o manual de até 50 alvos ARPA (necesitando de ligação a GiroGPS opcional). Existe uma porta DVI para ligação ao monitor externo e outra RBG para ligação de um segundo monitor, ou para ligar ao VDR no caso da série FAR-15×8 (IMO). Adicionalmente, ambos os modelos tem uma base de interligações por Ethernet 100 Base TX que permite a criação de uma rede de dois sistemas de radar. Esta rede de dados por Ethernet proporciona comunicação de alta velocidade, estével , para a partilha das informações de navegação , para além de permitir o amplo controlo de ambos radares desde qualquer das unidades interligadas (interswitch). A série FAR-15x3BB oferece uma impressionante libertade e capacidade de personalização da apresentação para uma visualização dos ecos com uma máxima visibilidade e eficacia.
WiFI FURUNO DRS4W / MaxSea TIMEZERO APP
O seu radar sempre à mão e com as últimas inovações!! Um dos desafíos da Furuno – MaxSea é evoluir na companhia dos seus clientes. Por isso, nos últimos anos, desenvolvemos uma solução Radar & iPad garantindo um uso constantemente otimizado, fácil e potente. Vimos agora apresentar a integração do Radar Wifi FURUNO DRS4W com a app de navegação da MaxSea, TZ APP. Em 2014 a FURUNO lançou no mercado o primeiro radar sem fios do mundo, convertendo-se, com este inovador produto, numa referência de eletrónica, no setor da náutica. O produto foi concebido para instalação em pequenas embarcações desportivas, tanto de vela como de motor, onde o espaço disponível na consola de instrumentos não permite a colocação de uma unidade indicadora fixa. O equipamento também se destaca pela simplicidade da sua operação, sendo isso mais importante ainda para aqueles navegantes menos familiarizados com o uso de sistemas electrónicos marítimos. Com uma única ligação de alimentação a 12VDC, às baterias do barco, e um iPad / iPhone /iPod como unidade de control e apresentação, pode-se dispor dum completo sistema de radar a bordo. O uso dum iPad / iPhone / iPod como unidade de comando permite adicionalmente uma maior liberdade de movimentos a bordo, facilitando a visualização e operação do sistema onde quer que o navegante esteja. Uma única antena de radar pode ser visualizada e operada por até 2 unidades de control independentes. Em 2015, a FURUNO incorporou novas funcionalidades no sistema, como a inclusão duma zona de guarda/alarme, configurável pelo utilizador, no tamanho e localização, para garantir uma navegação mais segura. Outras melhorias são a desactivação do bloqueio de ecrã no arrancar da aplicação e o bloqueio de imagem, que evita alterações acidentais na configuração de imagem. A Furuno vem agora apresentar a integração deste radar sem fios, com a aplicação TZ App da MaxSea, empresa líder mundial em programas de navegação e sócia tecnológica da FURUNO. A ligação sem fios entre o sensor de radar FURUNO DRS4W e uma unidade de control iPad onde se tenha instalada a TZ App da MaxSea, vai proporcionar uma potente ferramenta de navegação nunca antes vista. Vejamos um pouco mais sobre esta potente combinação : O sensor de radar FURUNO DRS4W gera a sua própia rede sem fios, pelo que se deve configurar o iPad para que se conecte a esta rede Wireless do radar. Cada radar gera uma rede com umidentificador (SSID) e uma palavra-passe, exclusivos para cada antena. Além disso, e simultâneamente à ligação entre o iPad e o sensor de radar FURUNO DRS4W, podem-se conectar outros sensores que se tenha disponíveis a bordo como GPS, sensor de rumo, AIS, etc. Para isso, necessitar-se-á dum multiplexer WiFi que possa ligar-se à rede do sensor de radar DRS4W, ou seja, um multiplexer WiFi ao qual se possa programar o SSID e a palavra-passe da rede da DRS4W.