Motores Eléctricos e "Downriggers"

Minnkota RIPTIDE TERROVA





Série RIPTIDE TERROVA com i-PILOT Link motores elétricos de proa, para apoio da pesca, controlados remotamente… E inseridos numa “One Boat Network.

Os Riptide Terrova são motores de colocação à proa, concebidos para embarcações de recreio, de pesca até 7m, que tenham caraterísticas compatíveis para os receber. Estão preparados para água salgada (mar) ou águas doces ou salobras (rios, lagos).

Uma das grandes utilidades é da se usar a função inventada pela Minnkota, que se designa por “Spot Lock”, que funciona como uma âncora eletrónica. É crescente o uso deste conceito, em águas de mar.

Por exemplo, numa ação de pesca, pretende-se rapidamente não perder um ponto onde se encontrou um pesqueiro e onde se pretende permanecer para a pesca ser mais eficaz. A embarcação, quando parada, manter-se-á sempre no mesmo ponto desejado.

Como o motor se instala à proa, e no mar, certamente não será aí que o pescador se encontra, a outra caraterística importante é a do total comando remoto.

O comando sem fios é o i-Pilot Link , que não só faculta o controlo do barco de forma fácil e acessível, como partilha e integra a informação com os multifunções HUMMINBIRD.

Apresenta um ecrã LCD tátil . É à prova de água e flutua.Tem capacidade de memória para gravar e refazer as rotas. Memoriza “waypoints” e informa da distância dos mesmos até a um raio de 1,5 metros.

Tudo ao seu alcance, com precisão GPS e de forma totalmente automática.Tem ainda a opção de piloto automático, dirigindo-se para a direção que o utilizador desejar. Tem também o “Spot Lock” que faz como que uma âncora eletrónica, fazendo com que a embarcação quando parada, se mantenha sempre no mesmo ponto desejado.

Estão disponíveis nas seguintes versões : 80 libras/24VDC/haste de 180cm, 112libras/36VDC/ haste de 151 cm, e de 180cm.

Incluem uma base para assentamento do motor e um kit de estabilização.

Minnkota ULTREX

O motor eléctrico de proa, de apoio á pesca, com pedal por cabo e no resto tudo electrónico.

 

A Minn Kota® lançou em 207, só no mercado dos EUA, este motor eléctrico de proa de apoio á pesca (BASS), Minnkota Ultrex.

Em termos simples, trata-se do motor que todos os pescadores de águas interiores sonharam.

Um híbrido que combina o pedal por cabo (mais reativo e preciso) com os cérebros do i-Pilot®, completado com GPS, a supere função “Spot-Lock” (âncora electrónica que fixa a embarcação no ponto de GPS do momento) e muito mais.

 

Agora também para a Europa, com a conformidade CE, o Ultrex™ da Minn Kota oferece aos pescadores o controle e a capacidade de resposta de outros motores topo da sua gama, com pedal por cabo, como os FORTREX, mas agora com mais recursos, além do Power-Steering e i-Pilot sem esforço, o Spot-Lock, e ajustado com Steering Lock, que permite que se tire o pá do pedal sem perder o rumo. Isto não acontecia nos outros motores com pedal por cabo.

 

O Ultrex muda a maneira como se pesca podendo ser também controlado a partir de um sistema Multifunções com GPS e sonar da Humminbird.

Existe em inúmeras configurações, com ou sem ipilot ou ipilot link, etc.

 

Caracteristicas fundamentais:

  • Power Steering: Control Ultra-responsivo, que reduz o esforço e fatiga do pé.
  • Steering Lock: Ao tirar o pé do pedal, o motor continua a conduzir a embarcação na mesma direção em que estava.
  • Pedal Ultrex: Contém comandos de Power Steering com Spot-Lock e AutoPilot (piloto automático).
  • Lift-Assist: Apoio ao içar/arrear o motor para fora/dentro da água.
  • Braço de apoio já testado e usado noutros motores Minnkota.
  • Cabo do pedal com reforço em revestimento de aço inox.
  • Bluetooth, via comandos de mão i-Pilot e i-Pilot Link
  • Digital Maximizer: função inteligente de controlo do consumo de energia da bateria, para maximizar tempo de uso.
  • Transdutor Universal Sonar2, para ligar as sondas de diversas marcas.
  • Haste indestrutível em material compósito. Hélice especial: Weedless Wedge 2 Prop

A Minn Kota é o mais antigo fabricante de motores eléctricos para pesca do mundo, com cerca de 70 anos de experiência em laboratório e no terreno.

 

Hoje, a Minn Kota é inquestionavelmente o líder mundial na indústria dos motores eléctricos para pequenas embarcações.

Por isso, tanto em Portugal como no resto da Europa, a marca só trabalha com empresas que sejam especializadas em eletricidade e electrónica, e em embarcações dos mais diversos tipos, para que o apoio e conhecimento do que se fala sejam uma realidade, que muito contrasta com motores de “marca branca”, cópias, que não têm nenhuma espécie de assistência perto dos utilizadores, nem lhes trazem o valor acrescentado da experiência.

 

  • Os motores eléctricos, vieram trazer também uma nova dimensão à pesca e à navegação em águas interiores, permitindo um perfeito controlo da embarcação durante as acções pesca, ir a zonas quase que inacessíveis e assegurando mais pesca e divertimento. Para mais, estes motores são totalmente silenciosos.
  • Os motores Minn Kota são ainda totalmente fiáveis e ecológicos, pois não poluem o meio ambiente e usam energia de bateria, que por sua vez pode ser carregada com energia limpa, isto é, energia solar.

A ampla gama de motores Minn Kota, inclui motores de montagem à proa e a popa com potências de 30 a 100 libras de força, em diversas séries com robustez acrescida, e características “todo-o-terreno”. Os produtos existem com linhas dedicadas a motores para uso em água salgada e outros para água doce.

Todos os modelos incluem características e benefícios exclusivos, a que a marca chamou de “Advantage Minn Kota”, onde se incluem hélices 100% anti-vegetação (capacidade de cortar algum tipo de vegetação submersa, e permitir avanço da embarcação) , também o sistema que permite arqueamento da haste (em material compósito indestrutível) em caso de encalhe, funcionamento silencioso, tecnologia Maximizer.

 

Tipos de motor:

Basicamente a Minnkota produz três tipos de motor:

  • Para painel de popa
  • Para a proa
  • Para colocação na placa de cavitação de um Outboard a combustível, convencional.
Hélice 100 anti-vegetação
Trata-se da única hélice verdadeiramente 100% anti vegetação. Que não compromete a força da embarcação e tem ainda a capacidade de cortar vegetação submersa.
Sistema Haste em material compósito indestrutível com arqueamento em caso de encosto em obstáculo
Sistema exclusivo MinnKota! Este sistema permite que a haste se arqueie em caso de encalhe e em qualquer direcção, protegendo o seu motor, haste e embarcação. Permite que pesque sem interrupções uma vez que o motor se reinicia automaticamente. Totalmente indestrutíveis as hastes dos motores Minn Kota dobram em caso de impacto e voltam á sua posição inicial automaticamente. Ideais tanto para aplicações em água salgada com em doce, as hastes MinnKota, não torcem, não quebram, não oxidam nem se corroem.
Funcionamento silencioso
Se se comparar o interior de um motor Minn Kota com o de outro motor eléctrico, irá verificar que todos os componentes são maiores, proporcionando uma refrigeração na operação que irá aumentar a tempo de vida da sua bateria e do motor. O seu sistema de rolamentos exclusivo reduz a fricção tornando o motor totalmente silencioso. Com os motores Minn Kota, os peixes nunca darão pela sua chegada…
Tecnologia Maximizer

Os motores convencionais fornecem um fluxo constante de energia, independentemente da velocidade do barco o que vai resultar num desperdício de energia e sobreaquecimento do motor, diminuindo o tempo que está na água e também o tempo de vida do motor. Com os motores tradicionais está ainda limitado a um número predeterminado de velocidade.

Os motores MinnKota de velocidade variável utilizam a tecnologia exclusiva Maximizer para fornecer apenas a energia necessária a cada velocidade, com variantes de velocidade infinita. Este controlo de consumo vai proporcionar ao motor Minn Kota ter uma autonomia cinco vezes superior em relação aos outros motores eléctricos do mercado.

A importância da força

Os motores eléctricos usam a energia da bateria para mover a embarcação. A quantidade de energia ou força, necessária para mover a embarcação pela água é medida em “libras força”. Esta unidade de medida é comum a todos os motores do mercado, e é um dos principais fatores a ter em conta quando escolhe a unidade certa para a sua embarcação. Uma embarcação com uma especificação de força abaixo que seria recomendado, seria impossível manuseá-la por exemplo em situações com muito vento, grandes ondas ou até em zonas com muitas ervas ou algas.

São muitos os fatores que recaem sobre a questão de qual a potência necessária para um óptimo desempenho.

 

Os motores elétricos não se podem classificar em termos de Potência em Cavalos (Cv / Hp) pelo conceito da Física que se lhes aplica.

As libras força não se podem converter em Cv / Hp. É como se quiséssemos converter Litros em Kilogramas. São unidades diferentes, de grandezas físicas diferentes, apesar de num só ponto terem algo em comum : 1 litro de água corresponde à massa de 1 kg de água (pura, na temperatura adequada). Mas se for 1 litro de óleo, a correspondência já não se pode aplicar.

Apenas para alguma orientação simples, um motor de 55 libras de força não ultrapassará o ½ Cv e um de 112 Libras não ultrapassará 1Cv.

 

Algumas das perguntas comuns que deve fazer a si mesmo são as seguintes:

O seu barco é pesado, e qual é o seu comprimento?

Armazena muita mercadoria na embarcação ou pesca com mais que uma pessoa?

Pesca em condições adversas, como ventos fortes ou mar bravo?

O quadro seguinte mostra a quantidade mínima de força necessária em função do comprimento da embarcação.

A tabela em cima descrita tem em conta que a pesca é realizada em “condições normais”. Se respondeu sim a alguma das questões em cima descritas, deve adquirir um motor com um nível de força acima do indicado na tabela. Não deve no entanto optar por um motor com excesso de força , pois essa situação também poderá trazer algumas desvantagens, como é o facto da embarcação ser demasiado pequena para o motor escolhido.

Montagem na popa ou na proa

Para instalar o motor na proa, necessita de ter espaço suficiente da dianteira, assim como um suporte de fixação ou uma plataforma plana para fixar o motor.

No caso do motor para montagem na popa, apenas tem que o fixar na parte vertical do painel de popa da embarcação . Este tipo de motor funciona e qualquer tipo de embarcação.

O motor de montagem à proa, proporciona um manuseamento e controlo, superior, permitindo ao utilizador, pescar mais facilmente e com maior eficiência. Este aumento na facilidade de manuseamento deve-se ao facto de este tipo de motores “puxarem” a embarcação através da água, em oposição aos motores de montagem na popa que “empurram”. Se a sua embarcação tem 14 pés ou mais, e permite a instalação de um motor à popa, então essa será a opção certa.

Controlo manual ou por pedal?
Quando opta por um motor de montagem à proa , a decisão seguinte é como comandá-lo, manualmente ou por comando de pedal. Ambos têm a suas vantagens, por isso o melhor é optar pela situação em que se sente mais confortável e confiante. No quadro em baixo poderá ver algumas vantagens e desvantagens de ambos os sistemas:
Comprimento da haste
O comprimento da haste é fundamental para o total controlo da embarcação. Se a haste escolhida for demasiado curta, pode não ficar suficientemente submersa em situações adversas. Se for demasiado longa pode dificultar a operação em baixios. O comprimento da haste é determinado pela altura da proa ou da ré. Barcos com casco em V pronunciado, requerem uma haste mais longa, enquanto hastes mais curtas são adequadas a canoas.
Características adicionais
Indicador de bateria incorporado – alguns modelos de motores eléctricos tem indicador de bateria integrado na unidade ou na cabeça do motor. Este indicador, vai permitir que o utilizador verifique rápida e facilmente o nível de energia disponível. Motores auto-direccionais – trata-se de uma característica bastante interessante que não requer operação manual nem de pedal e seguindo contornos de costa ou contornos de profundidade, automaticamente. Tem ainda a capacidade de conduzir a embarcação em linha recta, mesmo em situações de muito vento. Pode também ser designado por piloto automático.
i-Pilot e CoPilot
Trata-se de opções para algums dos motores de proa. São comandos de mão. Um pequeno piloto automático sem fios, GPS, e comando do motor.
As baterias

A MinnKota não produz baterias. São tantas as situações, que a melhor opção é comprá-las em lojas especializadas em baterias.

As baterias podem ser do tipo “ciclo profundo” (deep cycle) ou seja que permitam descargas profundas e recargas ao máximo constantemente. Por ex. as baterias de automóvel não são assim. No entanto, qualquer bateria pode ser usada desde que no final do dia de uso seja de imediato recarregada.

O tempo que a bateria leva a descarregar depende da sua capacidade, da carga a que o motor segue, e da sua voltagem (12 ou 24VDC). Ex.: Uma bateria de 120Ah, 12VDC a alimentar um motor de 12 VDC que consume 30A na máxima velocidade, terá uma carga que dura para 3,4 horas de uso.

 

Motor Riptide Ulterra com I-PILOT

O motor eléctrico comandado à sua disposição e até à distância!

 

O Riptide Ulterra é um motor de colocação à proa, que foi concebido para embarcações de recreio de pesca, ou não, que tenha caraterísticas compatíveis para os receber.

 

Está preparado para águas salgada (mar) ou águas doces ou salobras (rios, lagos).

Destaca-se não só por apresentar maior resistência à corrosão no mar, como também por ser controlado através de um sofisticado comando sem fios com GPS!

 

São alimentados a 24V ou 36V, dependendo da versão do motor, para mais ou menos força (Libras) .

O motor é controlado como que a partir de um sistema de navegação!

É considerado revolucionário pelas suas características totalmente automatizadas de recolha e colocação na água. Além disso, inclui a capacidade de elevar ou baixar o motor para a profundidade que se quer na água.

Estas funções inovadoras, controladas sem fios com o comando i-Pilot, facultam o controlo do barco de forma fácil e acessível. Assim, não é necessário sair da cabine ou deslocar-se até à proa para recolher o motor ou ajustar o comprimento da haste durante a actividade de pesca.

 

O Riptide Ulterra funciona com o padrão GPS do iPilot.

Comando iPilot: funciona “wireless” e fornece informação acerca da velocidade e direção de deslocação. Apresenta um ecrã LCD e botões para controlar funções. É à prova de água e flutua.

 

Tem capacidade de memória para gravar e refazer as rotas. Memoriza até 6 “waypoints” e informa da distância dos mesmos até a um raio de 1,5 metros.

 

Tudo ao seu alcance, com precisão GPS totalmente automática.

Tem ainda a opção de piloto automático, dirigindo-se para a direção que o utilizador desejar. Tem também o “Spot Lock” que faz como que uma âncora eletrónica, fazendo com que a embarcação quando parada, se mantenha sempre no mesmo ponto desejado.

Motores Riptide RT80 e RT112

Estes motores podem também ser usados como complemento ao motor principal da embarcação, poupando-o, e nele não se gastando combustível, logo claramente economizando dinheiro. O não uso do motor fora de borda principal também permite economias nas revisões/manutenções que são controladas pelo número de horas de uso.

 

Há que referir também que os motores elétricos são amigos do ambiente, não produzindo poluição de fumos e químicos na água, e sendo silenciosos.

Os motores são leves permitindo a fácil e rápida colocação e eventual remoção no final do seu uso . Mesmo quando montado, recolhe-se para dentro do barco com manuseamento leve e prático que permite arrear/içar só com uma mão. A pega (cana de leme) é extensível e inclinável.

 

Têm um botão de teste de bateria e a haste é em material compósito indestrutível. Dobra em caso de impacto.

Sistema Maximizer:

  • Funcionamento silencioso. Até 5 vezes mais autonomia para a mesma carga de bateria.
  • Hélice especial para maior rendimento.
  • Sistema de indicação de consumo de corrente.

Velocidades: variáveis, à vante e à ré.

RT80/T 80 libras de força. Corrente Máx : 56A. Alimentação 24V. Haste 106cm (42″)

RT112/T 112 libras de força. Corrente Máx : 46A. Alimentação 36V. Haste 131cm (52″)

 

Gama económica de Carregadores de bateria

 

Trata-se de uma, que satisfaz os requisitos essenciais de qualquer embarcação de recreio.

São de base digital, e assim controlados por microprocessador. Estes carregadores garantem a carga inteligente (multi-patamar) e a longevidade das baterias.

Compensação automática de oscilações de temperatura.

Estanques e resistentes às vibrações. Construção em alumínio, protegida do ambiente salgado.

Protegidos contra curto-circuitos, inversão de polaridade , e picos de ignição.

MK-106E 1 saída x 6 amps

 

MK-210E 2 saídas x 5 amps

 

MK-220E 2 saídas x 10 amps

 

MK-330E 3 saídas x 10 amps

i -Pilot Remote Link, comando remoto multifunções, sem fios

Revolução tecnológica sem precedentes no que respeita ao controle de embarcações de pesca de águas interiores:

i -Pilot ‘ s Minn Kota ® ® Link ™

Na linha da evolução da navegação com GPS nos motores elétricos de proa da Minnkota, chegou o i-Pilot ® Link ™ que utiliza as tecnologias da Humminbird para alcançar novos níveis de controle do barco.

 

O i-Pilot Link recorre ao GPS e à conetividade Ethernet da Humminbird para permitir a comunicação e funcionalidade com modelos selecionados dos motores Minn Kota.

 

“O i-Pilot Link é uma tecnologia nova e surpreendente que beneficia directamente os pescadores”: isto foi o que a Minn Kota conseguiu.

“A capacidade de armazenar e gravar dados de localização na sonda/GPS, e a capacidade do motor utilizar esses dados para navegação automática, é algo que os pescadores têm vindo a pedir. Agora, com o i-Pilot Link eles o têm finalmente”

 

A interconetividade entre as tecnologias permite com um simples pressionar de um botão, a partir do comando sem fios do i-Pilot Link ou da sonda/GPS Humminbird, a exploração dos muitos novos recursos interessantes do i-Pilot Link.

DOWNRIGGER

Um “downrigger” é um dispositivo usado essencialmente na pesca de currico que coloca um engodo (amostra) na água, à profundidade desejada.

O “downrigger” é composto por uma haste que suspende um Cannonball (peso grande) por um cabo de aço (geralmente aço inoxidável).

Um grampo une a linha de pesca ao peso do Cannonball. Entretanto a amostra que se deseja utilizar é aplicada à linha de pesca (ligada directamente ao carreto), de modo a que quando existir uma captura esta linha se separe imediatamente da madre do “downrigger” e o pescador inicie a sua recuperação normalmente.

A pesca de corrico é a forma mais eficaz de apanhar muitas espécies de peixe. Ter um isco ou engodo a reboque na água e à profundidade a que os peixes se encontram é a melhor forma de assegurar que estes ficam presos no anzol. O uso de “downriggers” na pesca de currico só trará vantagens à sua pesca. Os melhores “downriggers” são equipados com um sistema que informa (em tempo real) sobre a que profundidade a sua amostra está a trabalhar Uma sonda combinada com um “downrigger” é uma “combinação mortal” para o peixe. A sonda mostra-lhe onde está o peixe e o “downrigger” leva-o exactamente até lá.