Motores elétricos
Tipos de Motores Elétricos
Existem motores de propulsão, que são instalados na popa do barco e que permitem a deslocação do mesmo em grandes e pequenas distâncias.
Existem motores de apoio à pesca, que permitem ajustar a posição do barco de forma silenciosa e alguns têm mesmo um sistema de âncora eletrónica para “travar” o barco numa posição, sem a necessidade de largar ferro.
Escolha o tipo de motor que mais se adequa à sua utilização:
direções e comandos
Sistemas de Direção Hidrálica
GALARDÃO DE MELHOR PRODUTO EM 2020, DA REVISTA AMERICANA “BOATING INDUSTRY”
O sistema avançado de compensador de “Trim” da Dometic foi projetado para oferecer aos pilotos de embarcações com motor de popa e I/O SternDrive, um novo nível de controle de precisão nunca antes possível.
O objetivo deste tipo equipamento é tornar o mais simples possível a interacção entre o barco e a pessoa que vai ao leme, e a Dometic coloca agora isso num patamar mais alto.
Com este novo produto, acabado de chegar aos mercados internacionais e nacional, a Dometic Marine redefiniu o que deve ser um sistema de TRIM TAB, compensador – robusto, confiável, programável, de operação intuitiva e resposta rápida com posicionamento preciso.
Numa variante especial, tem também a capacidade de se conectar com o sistema de direção eletrónica Dometic Seastar Optimus, com controle por joystick e caixa de comando de Avante/Ré /Aceleração, criando um sistema integrado completo.
A Gama está composta pelos “Trim Tabs” standard (convencionais) , os adaptativos, e os adaptativos para o sistema OPTIMUS.
Entre os muitos recursos exclusivos que este sistema (gama adaptativa) oferece está a operação sofisticada na base do barramento de dados CAN que permite comandos de posição por via digital em vez de analógica . O intuitiva unidade de controle, inclui indicadores LED que mostram com precisão a posição do compensador (Trim Tab) e configurações programáveis (Início / Favorito) que facilitam a obtenção da posição preferencial da embarcação. O modo “Smart Dial” também pode ser usado girando manualmente um anel incorporado no controlador para nivelar intuitivamente o barco rapidamente, conforme as mudam condições.
“O atuador inteligente baseado em CAN no coração deste sistema é uma verdadeira revolução nesta indústria”, disse o presidente da Dometic Marine. “Os construtores de barcos serão capazes de definir modos como ‘Hole Shot’ que podem implantar os compensadores com base na rotações RPM e, em seguida, retrair lentamente para uma posição desejada para aplainar o barco. Substituiram-se as suposições do piloto por tecnologia e desempenho de precisão ”, acrescentou
Os recursos adicionais de alta tecnologia incluem retração automática quando o operador seleciona o modo Joystick, na variante OPTIMUS , desliga a chave ou move os controles de mudança para marcha à ré. O Modo de segurança deste sistema também retrairá automaticamente os compensadores se a comunicação for perdida.
Para garantir um desempenho confiável em condições exigentes, e nos barcos maiores e mais pesados de hoje, este sistema apresenta uma maior capacidade de carga em aplicações de “Push-Pull” (empurrar e puxar) , e vedação superior do atuador para evitar infiltrações de água .
Em reconhecimento de tudo isto, os editores da principal publicação profissional marítima dos EUA, a revista Boating Industry, escolheram o novo sistema de compensadores da Dometic como um dos 50 principais produtos da indústria naval.
Esta publicação homenageia assim o sistema Trim Tab de última geração da Dometic com o prémio de principais produtos de 2020. Escolhido a dedo pela equipa editorial da Boating Industry entre centenas de indicações de produtos, este cobiçado prémio é concedido anualmente a 50 produtos que se destacam pela sua inovação, exclusividade e benefícios que trazem para os navegantes e a indústria de construção de barcos. Os produtos e serviços inscritos para consideração
vêm de todas as áreas da indústria náutica, incluindo barcos e motores, eletrónicos, acessórios, aplicativos e outros.
Sistemas de Direção Hidrálica
A solução ideal para substituir as antigas caixas de comando mecânicas
Todos os ajustes se tornam mais simples e rápidos…
Estilo, controlo e funcionalidade….
O sistema de caixa de comando eletrónico i7800 é simples de instalar e substitui sistemas de controlo mecânico que existentes na embarcação, ou a instalar em barcos novos logo de raiz.
Para quê lutar com os comandos mecânicos quando se pode ter os benefícios dos controlos eletrónicos por uma fração do custo de um motor novo…
O movimento suave dos comandos eletrónicos permite um manuseio muito maior do acelerador e uma transição fluida entre as marchas. Isso traduz-se num melhor controle do barco em todas as aplicações, desde pesca desportiva e cruzeiros a embarcações comerciais. Será difícil voltar às soluções mecânicas depois de se experimentar a resposta suave e confiável que se obtém das caixas de comando i7800.
Independentemente do tipo de motor e direção, o i7800 providencia pilotagem precisa e conforto.
O produto está disponível numa enorme variedade de configurações : com uma ou duas manetes de comando e com ou sem “Trim” ., também em versões com base no número de motores a serem controlados e para aplicações de estação única.
Quando uma segunda ou terceira estação é necessária, há outras versões que incluem as peças para aquela 2ª ou 3ª estação. A conectividade é simplesmente feita através do barramento CANbus.
Design apurado…
As caixas de comando são ergonomicamente projetadas para máximo conforto e controlo. Disponível com ou sem teclas de compensação “trim” Cada um deles também inclui pinos de ajuste de arrasto e retenção facilmente ajustáveis para ir ao encontro de preferências do operador.
Desempenho e robustez…
O sistema i7800 combina eletrónica avançada com mais de 50 anos de “know-how” da Seastar em comando mecânico do motor, com um sistema que é o aprimoramento perfeito para quase qualquer combinação de barco / motor.
A SeaStar Solutions liderou o caminho em tecnologia de controlo eletrónico de motores e desenvolveu o seu trabalho ao lado de fabricantes de motores de classe mundial.
O i7800 para além de robusto e confiável, é adequado a todas as aplicações com caixa de comandos mecânica.
Controlo total com apenas uma alavanca/manete…
A capacidade de sincronizar os motores e controlar a velocidade cruzeiro com uma alavanca é incrivelmente útil. Este recurso aprimora experiência de navegação, tornando mais fácil controlar o barco, independentemente da velocidade.
Modo Trolling
Controle o barco, a profundidade, o sucesso…
O modo de pesca ao corrico é um recurso exclusivo integrado neste sistema de comando e não requer componentes adicionais. Imagine que está a navegar tentando encontrar a velocidade perfeita para apanhar aquele peixe grande. Ao colocar o comando no modo de “corrico”, simplesmente selecionando esse modo, fica-se a ter uma resolução maior do acelerador de 0-50%! Diga adeus às lutas com os comandos para encontrar a velocidade perfeita e passe mais tempo dedicado ao que realmente interessa – a pesca!
Aplicações :
- Adequado para todos os motores com mudanças mecânica e aceleração mecânica (pode haver algumas configurações não compatíveis) .
- Aplicações com um ou dois motores.
- Inboard, IO e Outboard.
- Suporta até três estações.
Recursos:
- Recurso de desengate do modo eletrónico para “voltar para casa” em situação de anomalia (por substituição
Mecânica)
- Modo Trolling. Compatível com Optimus 360 (Direçã eletrónica da Seastar com Joystick)
- Satisfaz : ABYC P-24, CE, EN 60945 . • Aquecimento “warm-up” neutro
- Sincronização de RPM de motor duplo para operação de manete única
- Incorpora proteção de arranque neutro
- Configurações ajustáveis de arrasto e retenção da alavanca/manete de comando
- Alimentação : 12v
- Vem com 8m de chicote para conectar os atuadores à caixa de comando
- Utiliza cabos de controle do tipo CCX633xx padrão – recomendado tipo Xtreme
- Interruptores de compensação independentes opcionais (HA5491)
. Cabos encomendados separadamente
. Para as configurações requer um display (EPSK1207).
Direções Electrónicas (EPS – Electronic Power Systems
Os novos tempos também chegam às embarcações, com a integração de tecnologias eletrónicas
nas estruturas de direção/pilotagem das embarcações.
O sistema Optimus EPS veio redefinir a direção para barcos a motor.
Durante séculos, as pessoas dirigiam barcos por força bruta. Embora a direção por cabo e, mais recentemente, a hidráulica, tenham facilitado a direção, o principal motor ainda são os braços e as mãos do capitão ao volante.
Mas tudo isso mudou. A SeaStar Solutions tem o orgulho de anunciar uma mudança histórica na pilotagem de barcos, com a revolucionária direção hidráulica eletrónica Optimus (EPS) para barcos de motor único, duplo, triplo e quádruplo.
Com o Optimus EPS, pode-se assumir o comando do barco sem precisar lutar com os braços para o controlar.
Desfrute de um nível mais alto de sofisticação em engenharia
O Optimus EPS realmente eleva os padrões quando se trata de conforto, controle e manobrabilidade, especialmente para a nova geração de lanchas de alto desempenho, embarcações de pesca em água salgada, catamarãs, RIBS e barcos de ponta.
É diferente de tudo o que já tenha experimentado quando se trata de direção. Sabemos que ficará impressionado…
Sensibilidade ativa
As curvas e o esforço das rodas de leme/volantes estão programados para mudar com as rotações do motor. Em velocidades baixas, o Optimus EPS pode ser configurado para reduzir o número de voltas de um aldo ao outro, por exemplo, 4 e facilitar a direção.
Quando se está em denso tráfego ou num local restrito, esses movimentos menores do volante oferecem controle preciso.
Quando se corre em alta velocidade em águas abertas, o Optimus EPS pode ser configurado para aumentar as curvas dum lado ao outro, por exemplo, e aumentar o esforço de direção, dando ao piloto mais estabilidade para manter o rumo confortavelmente.
E, apesar de tudo, o Optimus EPS faz o trabalho, para que possa relaxar e relaxar.
Vantagens da direção hidráulica/eletrónica, Optimus EPS
- Sem óleo no leme (“bomba” é elétrica)
- Barco dirige-se quase como num carro desportivo
- Compatibilidade de piloto automático “plug and play”
- Nenhuma bomba de piloto automática necessária ou sensor de referencia do leme
- Esforço de roda sensível à velocidade, e ajustável
- Voltas sensíveis à velocidade ajustável a um aldo e ao outro
- Pode ser adaptado a sistemas mecânicos e eletrónicos existentes
- motores controlados. Nãoé preciso comprar novos motores.
- Sem barras de ligação (configuração dupla)
- Sem barra de ligação líquida (CAT)
- Bombas sob demanda que prolongam a vida útil da bateria
- Componentes baseados na confiabilidade e qualidade existentes do SeaStar
- Certificado NMEA 2000
Configuração Base:
Optimus 360, para aplicações com motores duplos, triplos e quádruplos
Para lá de se ter uma direção eletrónica, o sistema pode ser acrescentado pra OPTIMUS 360
O Optimus 360 oferece ao seu barco uma nova dimensão de controle.
Ao desenvolver a função do joystick para ser intuitiva, o Optimus 360 permite que se mova seu barco não apenas para frente e para trás, mas também para os lados, empurrando o joystick para a esquerda ou para a direita e até girar em um centavo, tudo com um simples toque no joystick.
O sistema só pode ser aplicado a embarcações com dois, três ou quatro motores.
O Optimus 360 foi projetado para manobras em baixa velocidade e realmente se destaca na marina, quando se entra e sai do lugar de atracação.
O Optimus 360 usa programação inteligente para minimizar a quantidade de mudanças necessárias para concluir uma manobra.
Com a aceleração progressiva, o joystick torna-se uma extensão natural da sua mão.
Um leve empurrão no joystick fornece impulso mínimo, enquanto mais impulso pode ser aplicado pressionando com mais força o joystick.
O modo de aumento aumenta o RPM para oferecer mais impulso quando necessário.
Cada componente foi projetado para complementar o outro, resultando em uma experiência contínua de controle de direção em praticamente todas
as situações na água.
O alto nível de engenharia também se estende à confiabilidade do sistema, com materiais de qualidade, fabricação cuidadosa e sistemas redundantes, tudo para enfrentar os rigores da vida na água.
CARACTERÍSTICAS
- Joystick de três eixos com sensação guiada e modo de reforço
- Design exclusivo do joystick com foco na ergonomia do usuário e em ambientes marítimos adversos
- Voltas no leme sensíveis à velocidade ajustáveis pelo usuário, esforço das rodas e resposta da direção
Rede CAN Bus tolerante a falhas
- Conexões de cabo vedadas e travadas
- Bombas de direção hidráulica sob demanda
- Acessórios ORB de aço inoxidável ajustáveis no SmartCylinder
- Compatível com sistemas de piloto automático de terceiros
- Componentes duplos de redundância
- Capacidade opcional de vários joystick
Configuração base :
O sistema de Direção Hidráulica BayStar ™ é produzido no Canadá pelo mais reputado fabricante deste tipo de produtos, a Seastar (ex-Teleflex Marine) .
A BayStar permite que se aplique a embarcações com motorizações simples não superiores a 150 Cv (Hp), toda a segurança, confiabilidade, e conforto, que as direções hidráulicas permitem,
O sistema de direção BayStar consiste num elmo de super baixa fricção para suave e confortável pilotagem, e um cilindro com um design compacto que se encaixa na maioria das consolas .
Para a total conveniência estão disponíveis versões que incluem kits de mangueiras com 7,5 ou 12m, facilmente adaptáveis, duas garrafas de óleo hidráulico e um kit de tubo de enchimento de fácil enchimento e purgamento.
Existem inúmeros vídeos no YouTube que mostram a simplicidade de instalação, que pode assim ser feita até pelo utilizador da embarcação desde que este tenha as ferramentas e hábitos de auto-suficiência (Do It Yourself) em pequenos trabalhos. No entanto aconselha-se o recurso a profissionais do ramo, para garantia de trabalho mais perfeito.
A BayStar não é recomendada para uso com motores de alto rendimento, de 150Hp (tais como motores de 150HP Optimax da Mercury). Igualmente não é recomendado para uso em qualquer instalação de motor único em embarcações de alta velocidade (como os bass boats). Nestes casos devem usar-se apenas, sistemas SeaStar PRO.
Características:
- Válvulas de bloqueio sem retorno, patenteadas.
- 5 voltas para cada bordo.
- Disponível com componentes separados ou como um sistema completo pronto para instalar.
- Cilindro fixo.
- Tubulação hidráulica de BayStar ajustados à aplicação.
- Disponível opção de elmo ajustável (em inclinação)
Versões completas disponíveis:
Ref. HK4200A-3, elmo, cilindro, 2L de óleo hidráulico, e kit de enchimento
Ref. HK4230A-3, elmo, cilindro, 2L de óleo hidráulico, e kit de enchimento
Atenção:
A BayStar só é aplicável uma posição de direção. Em caso de dúvida sobre aplicação a um determinado motor, contactar-nos.
NÃO usar a BayStar em pequenos motores de popa de HP que usam grampos com parafusos de aperto com asas (wing nuts) .
O que são, e para que servem os “JACKPLATES”
Depois de ler este título estará o leitor já provavelmente curioso sobre o que isto possa ser…
Um “jackplate” é um suporte de montagem especialmente projectado para um motor fora de bordo, á popa, que permite elevar ou baixar o motor verticalmente. Ou seja, posiciona-se o motor no painel de popa onde ele tenha uma prestação otimizada para determinados objetivos.
Aqui estão quatro razões muito boas, sobre o que um “jackplate” pode melhorar na sua embarcação:
Embarcação passa a ter maior velocidade
Um “Jackplate” elevará o seu motor posicionando o hélice para mais perto da linha de água. Isto remove muita água da parte inferior reduzindo o atrito e assim aumentando a velocidade do barco. Complementarmente, nalgumas situações, o “Jackplate” ao elevar o motor, coloca o hélice em águas mais límpidas, sem perturbações, permitindo que o motor trabalhe mais eficientemente.
Navegar em águas baixas
Com seu motor em cima e o hélice mais perto da linha de água, pode também entrar e navegar zonas com pouca profundidade de água. Isto é especialmente bom para navegar em rias de vasta extensão, rios com pouco caudal e em situações de pesca permite arriscar ao levar a embarcação até mais próximo das margens. Se a entrada nas águas baixas foi inadvertida e não intencional, a elevação do motor permite sair dessa zona de navegação sem danos no motor ou no hélice.
Facilitar a pilotagem ou manobras
Ter o motor para cima e afastado da popa faz melhorar a manobrabilidade da embarcação. No oposto, ao colocar seu motor mais para baixo, numa situação de turbulência das águas, o motor ficará com mais tração reforçando-se também o controlo da mesma nessa circunstância.
MELHORAR a economia de combustível
Levantar o motor por via do “Jackplate” faz reduzir o atrito na água e como o hélice se afasta também um pouco da popa, foge á turbulência de água que aí se concentra durante o andamento da embarcação. Portanto, ter menos atrito significa que se vai consumir menos combustível.
A Seastar é uma especialista e líder neste tipo de sistema. Existem versões manuais e hidráulicas. As hidráulicas vêm com um interruptor que permite os ajustes em tempos tão curtos quanto 8,5 seg.
É possível aprofundar o conhecimento nestas soluções e suas muitas outras vantagens em:
http://www.seastarsolutions.com/products/seastar-jack-plates/