Motores de Apoio de Pesca

NOVIDADES Minnkota para 2024

A MINN KOTA ESTÁ EM GRANDE!
EM 2024 CHEGAM OS NOVOS ULTREX, TERROVA, POWERDRIVE, RIPTIDE INSTINCT, E MUITO MAIS!
PARA ÁGUAS INTERIORES E MAR.

A Minn Kota anunciou sua nova gama de produtos de motores de pesca para 2024 e é uma lista impressionante que inclui o novíssimo motor de proa de apoio à pesca “Riptide Instinct“! Motores sem escovas “Quest Series” 24/36v e o “Advanced GPS Trooling System” fazem também parte das novidades.
Normalmente, A Minn Kota anuncia os novos produtos e tecnologias em Outubro para chegar às lojas na primavera seguinte. No entanto, desta vez a Minn Kota decidiu que o lançamento da sua nova gama para 2024 era algo suficientemente significativo para romper com a tradição e assim tudo foi revelado na feira i-Cast (Las Vegas) em Julho deste ano.

VEJA TODAS AS NOVIDADES AQUI:

Minnkota RIPTIDE TERROVA

Série RIPTIDE TERROVA com i-PILOT Link motores elétricos de proa, para apoio da pesca, controlados remotamente…

e inseridos numa “One Boat Network”

Os Riptide Terrova são motores de colocação à proa, concebidos para embarcações de recreio, de pesca até 7m, que tenham caraterísticas compatíveis para os receber. Estão preparados para água salgada (mar) ou águas doces ou salobras (rios, lagos). Uma das grandes utilidades é da se usar a função inventada pela Minnkota, que se designa por “Spot Lock”, que funciona como uma âncora eletrónica. É crescente o uso deste conceito, em águas de mar. Por exemplo, numa ação de pesca, pretende-se rapidamente não perder um ponto onde se encontrou um pesqueiro e onde se pretende permanecer para a pesca ser mais eficaz. A embarcação, quando parada, manter-se-á sempre no mesmo ponto desejado. Como o motor se instala à proa, e no mar, certamente não será aí que o pescador se encontra, a outra caraterística importante é a do total comando remoto. O comando sem fios é o i-Pilot Link , que não só faculta o controlo do barco de forma fácil e acessível, como partilha e integra a informação com os multifunções HUMMINBIRD. Apresenta um ecrã LCD tátil . É à prova de água e flutua.Tem capacidade de memória para gravar e refazer as rotas. Memoriza “waypoints” e informa da distância dos mesmos até a um raio de 1,5 metros. Tudo ao seu alcance, com precisão GPS e de forma totalmente automática.Tem ainda a opção de piloto automático, dirigindo-se para a direção que o utilizador desejar. Tem também o “Spot Lock” que faz como que uma âncora eletrónica, fazendo com que a embarcação quando parada, se mantenha sempre no mesmo ponto desejado. Estão disponíveis nas seguintes versões : 80 libras/24VDC/haste de 180cm, 112libras/36VDC/ haste de 151 cm, e de 180cm. Incluem uma base para assentamento do motor e um kit de estabilização.
Minnkota ULTREX

O motor eléctrico de proa, de apoio á pesca, com pedal por cabo e no resto tudo electrónico

A Minn Kota® lançou em 207, só no mercado dos EUA, este motor eléctrico de proa de apoio á pesca (BASS), Minnkota Ultrex.

Em termos simples, trata-se do motor que todos os pescadores de águas interiores sonharam.

Um híbrido que combina o pedal por cabo (mais reativo e preciso) com os cérebros do i-Pilot®, completado com GPS, a supere função “Spot-Lock” (âncora electrónica que fixa a embarcação no ponto de GPS do momento) e muito mais.

Agora também para a Europa, com a conformidade CE, o Ultrex™ da Minn Kota oferece aos pescadores o controle e a capacidade de resposta de outros motores topo da sua gama, com pedal por cabo, como os FORTREX, mas agora com mais recursos, além do Power-Steering e i-Pilot sem esforço, o Spot-Lock, e ajustado com Steering Lock, que permite que se tire o pá do pedal sem perder o rumo. Isto não acontecia nos outros motores com pedal por cabo.

O Ultrex muda a maneira como se pesca podendo ser também controlado a partir de um sistema Multifunções com GPS e sonar da Humminbird.

Existe em inúmeras configurações, com ou sem ipilot ou ipilot link, etc.

Caracteristicas fundamentais:

  • Power Steering: Control Ultra-responsivo, que reduz o esforço e fatiga do pé.
  • Steering Lock: Ao tirar o pé do pedal, o motor continua a conduzir a embarcação na mesma direção em que estava.
  • Pedal Ultrex: Contém comandos de Power Steering com Spot-Lock e AutoPilot (piloto automático).
  • Lift-Assist: Apoio ao içar/arrear o motor para fora/dentro da água.
  • Braço de apoio já testado e usado noutros motores Minnkota.
  • Cabo do pedal com reforço em revestimento de aço inox.
  • Bluetooth, via comandos de mão i-Pilot e i-Pilot Link
  • Digital Maximizer: função inteligente de controlo do consumo de energia da bateria, para maximizar tempo de uso.
  • Transdutor Universal Sonar2, para ligar as sondas de diversas marcas.
  • Haste indestrutível em material compósito. Hélice especial: Weedless Wedge 2 Prop

A Minn Kota é o mais antigo fabricante de motores eléctricos para pesca do mundo, com cerca de 70 anos de experiência em laboratório e no terreno.

Hoje, a Minn Kota é inquestionavelmente o líder mundial na indústria dos motores eléctricos para pequenas embarcações.

Por isso, tanto em Portugal como no resto da Europa, a marca só trabalha com empresas que sejam especializadas em eletricidade e eletrónica, e em embarcações dos mais diversos tipos, para que o apoio e conhecimento do que se fala sejam uma realidade, que muito contrasta com motores de “marca branca”, cópias, que não têm nenhuma espécie de assistência perto dos utilizadores, nem lhes trazem o valor acrescentado da experiência.

Os motores eléctricos, vieram trazer também uma nova dimensão à pesca e à navegação em águas interiores, permitindo um perfeito controlo da embarcação durante as acções pesca, ir a zonas quase que inacessíveis e assegurando mais pesca e divertimento. Para mais, estes motores são totalmente silenciosos.

Os motores Minn Kota são ainda totalmente fiáveis e ecológicos, pois não poluem o meio ambiente e usam energia de bateria, que por sua vez pode ser carregada com energia limpa, isto é, energia solar.

A ampla gama de motores Minn Kota, inclui motores de montagem à proa e a popa com potências de 30 a 100 libras de força, em diversas séries com robustez acrescida, e características “todo-o-terreno”. Os produtos existem com linhas dedicadas a motores para uso em água salgada e outros para água doce.

Todos os modelos incluem características e benefícios exclusivos, a que a marca chamou de “Advantage Minn Kota”, onde se incluem hélices 100% anti-vegetação (capacidade de cortar algum tipo de vegetação submersa, e permitir avanço da embarcação) , também o sistema que permite arqueamento da haste (em material compósito indestrutível) em caso de encalhe, funcionamento silencioso, tecnologia Maximizer.

Basicamente a Minnkota produz três tipos de motor:

  • Para painel de popa
  • Para a proa
  • Para colocação na placa de cavitação de um Outboard a combustível, convencional.

Sistema Haste em material compósito indestrutível com arqueamento em caso de encosto em obstáculo

Sistema exclusivo MinnKota! Este sistema permite que a haste se arqueie em caso de encalhe e em qualquer direcção, protegendo o seu motor, haste e embarcação. Permite que pesque sem interrupções uma vez que o motor se reinicia automaticamente.

Totalmente indestrutíveis as hastes dos motores Minn Kota dobram em caso de impacto e voltam á sua posição inicial automaticamente. Ideais tanto para aplicações em água salgada com em doce, as hastes MinnKota, não torcem, não quebram, não oxidam nem se corroem.

Hélice 100 anti-vegetação

Trata-se da única hélice verdadeiramente 100% anti vegetação. Que não compromete a força da embarcação e tem ainda a capacidade de cortar vegetação submersa.

Funcionamento silencioso

Se se comparar o interior de um motor Minn Kota com o de outro motor eléctrico, irá verificar que todos os componentes são maiores, proporcionando uma refrigeração na operação que irá aumentar a tempo de vida da sua bateria e do motor. O seu sistema de rolamentos exclusivo reduz a fricção tornando o motor totalmente silencioso.

Com os motores Minn Kota, os peixes nunca darão pela sua chegada…

Tecnologia Maximizer

Os motores convencionais fornecem um fluxo constante de energia, independentemente da velocidade do barco o que vai resultar num desperdício de energia e sobreaquecimento do motor, diminuindo o tempo que está na água e também o tempo de vida do motor. Com os motores tradicionais está ainda limitado a um número predeterminado de velocidade.

Os motores MinnKota de velocidade variável utilizam a tecnologia exclusiva Maximizer para fornecer apenas a energia necessária a cada velocidade, com variantes de velocidade infinita. Este controlo de consumo vai proporcionar ao motor Minn Kota ter uma autonomia cinco vezes superior em relação aos outros motores eléctricos do mercado.

Qualquer que seja a aplicação ou gosto pessoal, a MinnKota têm com toda a certeza um motor que satisfaz as suas necessidades.

Quanto ao modelo certo para a sua embarcação convém primeiro analisar uma alguns de factores que são determinantes para que faça a escolha certa.

Ao contrário do que muitos utilizadores pensam nem sempre o motor mais potente é o melhor para a sua embarcação. De seguida poderá ver quais os factores a ter em conta.

A importância da força

Os motores eléctricos usam a energia da bateria para mover a embarcação. A quantidade de energia ou força, necessária para mover a embarcação pela água é medida em “libras força”. Esta unidade de medida é comum a todos os motores do mercado, e é um dos principais fatores a ter em conta quando escolhe a unidade certa para a sua embarcação. Uma embarcação com uma especificação de força abaixo que seria recomendado, seria impossível manuseá-la por exemplo em situações com muito vento, grandes ondas ou até em zonas com muitas ervas ou algas.

São muitos os fatores que recaem sobre a questão de qual a potência necessária para um óptimo desempenho.

Os motores elétricos não se podem classificar em termos de Potência em Cavalos (Cv / Hp) pelo conceito da Física que se lhes aplica.

As libras força não se podem converter em Cv / Hp. É como se quiséssemos converter Litros em Kilogramas. São unidades diferentes, de grandezas físicas diferentes, apesar de num só ponto terem algo em comum : 1 litro de água corresponde à massa de 1 kg de água (pura, na temperatura adequada). Mas se for 1 litro de óleo, a correspondência já não se pode aplicar.

Apenas para alguma orientação simples, um motor de 55 libras de força não ultrapassará o ½ Cv e um de 112 Libras não ultrapassará 1Cv.

Algumas das perguntas comuns que deve fazer a si mesmo são as seguintes:

  • O seu barco é pesado, e qual é o seu comprimento? Armazena muita mercadoria na embarcação ou pesca com mais que uma pessoa?
  • Pesca em condições adversas, como ventos fortes ou mar bravo?

    O quadro seguinte mostra a quantidade mínima de força necessária em função do comprimento da embarcação.